Cidadeverde.com

Motoristas por aplicativo realizam manifestação e falam em escalada da violência

Imprimir
  • WhatsApp_Image_2023-12-14_at_09_19_23.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-12-14_at_09_19_25.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-12-14_at_09_19_27.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-12-14_at_09_20_06.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-12-14_at_09_37_41.jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-12-14_at_09_37_41_(1).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com
  • WhatsApp_Image_2023-12-14_at_09_37_41_(2).jpeg Renato Andrade/Cidadeverde.com

Por Adriana Magalhães

Após a morte do motorista de aplicativo Marcos Venício Cordeiro Silva Filho, a categoria realizou uma manifestação nesta quinta-feira (14), pedindo mais segurança para os mais de 20 mil trabalhadores que atuam no Piauí.

Veja também: 

O crime aconteceu no último domingo (10), quando o motorista deixava seu namorado em casa, no bairro Lourival Parente. Eles foram abordados por dois homens em uma moto. O carro que Marcos Venício dirigia foi roubado e, posteriormente, foi encontrado queimado. A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) informou que está realizando um estudo para atender à pauta dos motoristas de aplicativos. (Confira ao final da reportagem)

Segundo Érico Luiz, presidente da Cooperativa dos Motoristas de Aplicativo do Piauí (Coopertapp), o Piauí pode adotar medidas, já aplicadas com sucesso em outros estados, para dar mais segurança aos trabalhadores da categoria.

"Sentimos uma escalada da violência nos últimos dias. São até cinco casos por semana. Três dias antes da morte do Marcos Venício, outro motorista teve o seu carro baleado na região do Ilhotas. Toda a sociedade acha que é razoável uma atenção maior do poder público para a nossa situação", explica.

A categoria encaminhou cinco propostas ao Governo do Estado, sendo uma delas a instalação do botão do Pânico, que já é utilizado pelos taxistas.

"Tudo que estamos pedindo já existe e foi aplicado com sucesso em outros estados. Um exemplo é o botão do pânico, amplamente utilizado por taxistas em todo o Brasil", explicou.

Os motoristas também pedem a desoneração do IPVA, medida que já foi implementada em Alagoas.

"Nesta crise dos transportes públicos, quem está segurando o transporte de passageiros são os motoristas por aplicativo", disse.

A categoria quer que o governo do estado implemente uma política de desoneração de impostos para produtos de segurança, para que os motoristas possam adquirir câmeras e rastreadores para proteção veicular.

Os trabalhadores sugeriram ao governo que seja criada uma delegacia especializada para atender os crimes realizados contra os motoristas por aplicativo.

"É preciso barrar e inibir o interesse que a criminalidade tem pelo carro e pelo celular do motorista de aplicativo. A falta de segurança não é um problema só nosso; ela atinge a toda a população. A partir do momento que deixamos de atender a população que vive nos bairros mais violentos, os passageiros são diretamente prejudicados", frisa.

A categoria se concentrou ao lado da sede da Secretaria de Segurança do Estado do Piauí (SSP-PI), próximo ao Balão do São Cristóvão, e seguiu em carreata até o Palácio de Karnak, no Centro da capital.

Confira nota da Secretaria de Segurança Pública do Piauí na íntegra: 

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI)  informa que está realizando um estudo para atender à pauta dos motoristas de aplicativos e solicitará a todas as plataformas os dados dos motoristas credenciados. Além disso, a SSP-PI está investigando as pessoas que se passam por usuários para cometer crimes.

Entenda o caso

Foto: Reprodução redes sociais

Um motorista de aplicativo identificado como Marcos Venício Cordeiro Silva Filho, de 23 anos, foi assassinado na madrugada desse domingo (10) durante um assalto no bairro Lourival Parente, na zona Sul de Teresina.

O crime ocorreu por volta das 3h40 na Rua Marechal Dutra. Ele estava junto do namorado, quando parou o veículo, e logo depois pararam dois homens em uma motocicleta, que anunciaram o assalto.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais