Cidadeverde.com

Moradores registram chuva de granizo em Castelo do Piauí

Imprimir

Por Roberto Araujo

Um vídeo feito por um morador de Castelo do Piauí, que fica a 185 km de Teresina, registrou o momento da chuva de granizo que caiu na cidade neste domingo (17).

As imagens mostram as pequenas pedras de gelo caindo durante a chuva na cidade. De acordo com informações da defesa civil, as pedras de gelo foram pequenas e não provocaram nenhum dano.

O climatologista Werton Costa explicou ao Cidadeverde.com que chuvas de granizo são mais comuns nos meses que antecedem o período chuvoso por conta de uma combinação entre altas temperaturas no solo e um sistema atmosférico conhecido como VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis)

"As chuvas de granizo estão associadas à pré-temporada, que são os meses que antecedem o período chuvoso. Geralmente os meses de BRO-Bró são os candidatíssimos à chuva de granizo, porque as temperaturas estão elevadas, elas consolidam muito rápido, elas congelam muito rápido pelo crescimento vertical e pela presença de sistemas chamados de VCAN, que favorecem o crescimento rápido de nuvens", explicou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais