Cidadeverde.com

Deputados analisaram 1.4 mil matérias na Assembleia Legislativa em 2023

Imprimir

Foto: Renato Andrade/ Cidade Verde

O presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado estadual Franzé Silva (PT), comemorou o resultado dos trabalhos da Casa em 2023. Na última sessão plenária deliberativa do ano, realizada na terça-feira (19), foi lido o relatório da 1º Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, referente ao período de janeiro a dezembro deste ano.

Ao todo, os deputados analisaram, discutiram e votaram 1.422 matérias. Desse total, 390 projetos de lei ordinária são de iniciativa dos parlamentares, que também apresentaram projetos de lei complementar e de decreto legislativo, indicativos de projeto de lei, propostas de emenda à constituição requerimentos, entre outras.

“Apreciamos e votamos importantes matérias. Foi um ano de muito trabalho e superação de desafios, em que implementamos muitas mudanças e estabelecemos diretrizes que estão conduzindo o Legislativo estadual a um patamar de modernidade e mais proximidade da população piauiense”, assinala Franzé Silva.

O Legislativo analisou, ainda, matéria propostas pelos poderes Executivo e Judiciário (TJ-PI), Defensoria Pública do Estado (DPE-PI), Ministério do Estado (MP-PI) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). Além dessas matérias, a Mesa Diretora expediu 2.423 documentos, entre os quais, atos da Mesa, portarias, projetos de lei ordinária e de resolução.

Outras ações da Alepi no ano

O presidente Franzé Silva destaca, também, inovações implementadas pela sua gestão em 2023. “Inauguramos o novo Espaço de Saúde da Alepi. Abrimos a Praça do Povo para a manifestação de vários segmentos sociais. Criamos a Brigada de Incêndio, investimos em segurança para as mulheres e realizamos a Vila de Natal”, pontua.

“Também promovemos o Programa de Aposentadoria Incentivada e incentivamos o empreendedorismo entre nossas servidoras e servidores, com a Feira do Servidor Empreendedor. Lançamos o programa Parlamento do Futuro, aproximando os adolescentes do Ensino Médio do Legislativo, entre outras ações”, acrescenta Franzé.

“Aprovamos o Plano de Cargos, Carreiras e Salários e reajustamos os salários dos nossos servidores efetivos, criando, também, o auxílio-alimentação para eles. Além disso, trouxemos os pagamentos para até o quinto dia útil do mês, antecipando em mais de dez dias os salários, já que, antes, era feito no meio do mês”, conclui.

 

Da redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais