Cidadeverde.com

Tira dúvidas: 7 respostas sobre a vacinação contra Covid-19 para se proteger contra doença

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Por Caroline Oliveira

Com o recente aumento de casos de covid-19, a recomendação das autoridades em saúde é que a população mantenha medidas de proteção sanitária como: o uso de máscara e álcool em gel, e atualização do esquema vacinal, para se proteger do vírus. 

O Cidadeverde.com selecionou os questionamentos mais frequentes em relação à vacinação, sobretudo sobre as doses de reforço que protegem contra a contaminação das novas variantes da covid-19. Confira a resposta enviada pela Fundação Municipal de Saúde (Sesapi) e Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi):

1. Quem tomou somente a 1ª dose (D1), pode tomar logo a vacina bivalente?

Não. Para receber a aplicação da vacina bivalente é preciso ter pelo menos duas doses de vacina monovalente contra a covid-19. Hoje, o esquema vacinal é composto por 5 doses para a população em geral e para os idosos e imunossuprimidos com mais de 12 anos são 6 doses. 

2. Quem tomou as duas doses e dois reforços da vacina covid-19, tem que tomar a bivalente?

Sim. É importante tomar todas as doses definidas pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

3. A vacina bivalente já está disponível para crianças de 5-6 anos?

Não. No momento só está disponível para adultos e pessoas imunocomprometidas acima dos 12 anos.

4. Quem deve tomar o reforço da vacina bivalente?

Pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos de idade que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de 6 meses.

5. Quem não tomou a 1ª dose da bivalente, ainda pode tomar?

Pessoas com 18 anos ou mais, que tomaram a última dose há quatro meses, devem tomar a primeira dose da bivalente. 

6. Quem tomou apenas uma dose ou nenhuma, como deve ser o esquema vacinal? 

Acima dos seis meses de vida, todas as pessoas devem tomar pelo menos três doses das vacinas contra covid-19. Entre as duas primeiras doses, o intervalo será de quatro semanas, enquanto entre a segunda e a terceira dose, o intervalo será de oito semanas.Depois fazer o reforço e completar com a bivalente.

7. Todos os postos possuem doses de vacina para todo o esquema vacinal?

Os postos de vacinação disponibilizam as vacinas distribuídas pelo Ministério da Saúde. A responsabilidade da Fundação Municipal de Saúde é de aplicar as doses de imunizantes recebidos. O Ministério da Saúde compra as vacinas, envia para as Secretaria Estadual da Saúde que repassa para os municípios aplicarem.

Em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) estendeu o horário de funcionamento do posto de vacinação que funciona no edifício garagem G3 do Teresina Shopping, que passa a funcionar de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 10h às 20h. 

Além do posto do Teresina Shopping, mantém a oferta por demanda espontânea dos demais imunizantes de rotina, do calendário de crianças, adolescentes e adultos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 12h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira, porém algumas estão sem a vacina em estoque. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais