Cidadeverde.com

Morador denuncia acúmulo de lixo e falta de limpeza há seis dias em frente a sua residência no Planalto Uruguai

Imprimir
  • WhatsApp_Image_2023-12-27_at_10_30_58.jpeg Arquivo Pessoal
  • WhatsApp_Image_2023-12-27_at_10_31_16.jpeg Arquivo Pessoal
  • WhatsApp_Image_2023-12-27_at_10_31_39.jpeg Arquivo Pessoal
  • WhatsApp_Image_2023-12-27_at_10_31_51.jpeg Arquivo Pessoal
  • WhatsApp_Image_2023-12-27_at_10_31_21.jpeg Arquivo Pessoal
  • WhatsApp_Image_2023-12-27_at_10_31_26.jpeg Arquivo Pessoal

Por Bárbara Rodrigues

O acúmulo de lixo na Avenida Maria José Marçal no Planalto Uruguai, na zona Leste de Teresina, tem preocupado os moradores da região que sofrem com o mau cheiro e bichos. Segundo o morador Sulivan da Costa Rocha, de 38 anos, há seis dias o local não tem sido limpo.

O caso ocorre na Quadra S, no Lote 5 do Planalto Uruguai. O morador Sulivan da Costa afirmou ao Cidadeverde.com que a situação está insustentável e que não recebe uma resposta da prefeitura para resolver a situação. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) informou que enviou uma equipe de limpeza para o local no começo da tarde desta quarta-feira (27) e realizou a limpeza do local. 

“Isso é em frente a minha casa, e desde essa última gestão tem esse problema. Aqui eles colocaram um contêiner para as pessoas botarem o lixo, mas botaram de forma errada, pegando a porta da minha garagem e ainda colocaram a porta do contêiner para outro lado, quando deveria ser virado para a avenida. Então as pessoas estão colocando na rua o lixo, em frente à minha casa”, afirmou.

Ele disse que há seis dias o lixo não é retirado do local. “Aqui vinha um trator tirar o lixo todos os dias, mas já faz seis dias que não vem. Liguei para a Saad Leste e disseram que era com a Litucera. Já a Litucera disse que iria limpar e até agora nada. Eles não resolvem, é responsabilidade deles isso daí”, explicou.

 

 

Sulivan Costa disse que a situação está insustentável. “Antes tinham dois homens que ficavam aqui monitorando e não deixavam as pessoas jogarem lixo, mas tiraram eles. Eu entendo que precisam de um local para jogar lixo, não sou contra o contêiner, mas eles colocaram errado e não estão limpando. Aqui fica só acumulando lixo, o fedor é insuportável, a quantidade de moscas é absurda e a gente se preocupa com as doenças, com a dengue e a Chikungunya, então eles precisam vir limpar aqui todos os dias. Tem gente que é de restaurante e vem jogar lixo aqui”, criticou.

Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) informou que a coleta de resíduos é regular.

"Esclarecemos que a coleta de resíduos tem sido realizada regularmente em todos os PRRs. No entanto, lamentavelmente, enfrentamos um problema persistente relacionado ao mau uso desses pontos, que acabam se tornando locais de descarte irregular de lixo. Pedimos à população que observe e siga as regras estabelecidas para o uso adequado dos Pontos de Recolhimento de Resíduos. As orientações estão claramente expostas em placas nesses locais. Convidamos também a comunidade a denunciar qualquer descarte irregular de lixo ao Programa Lixo Zero, por meio do WhatsApp 99402-3074", informou.

Confira a nota na íntegra:

A SEMDUH agradece à TV Cidade Verde pela comunicação da reclamação sobre o acúmulo de lixo no Ponto de Recolhimento de Resíduos (PRR) no Conjunto Planalto Uruguai.

Esclarecemos que a coleta de resíduos tem sido realizada regularmente em todos os PRRs. No entanto, lamentavelmente, enfrentamos um problema persistente relacionado ao mau uso desses pontos, que acabam se tornando locais de descarte irregular de lixo.

Pedimos à população que observe e siga as regras estabelecidas para o uso adequado dos Pontos de Recolhimento de Resíduos. As orientações estão claramente expostas em placas nesses locais. Convidamos também a comunidade a denunciar qualquer descarte irregular de lixo ao Programa Lixo Zero, por meio do WhatsApp 99402-3074.

Estamos enviando uma equipe de limpeza em caráter de urgência e a coleta regular continuar normalmente. Vale ressaltar que a colaboração de todos é fundamental para mantermos a cidade limpa e saudável. A SEMDUH reitera seu compromisso em atuar de maneira eficaz na gestão de resíduos, e contamos com a compreensão e participação da população para preservarmos o meio ambiente e promovermos uma Teresina mais sustentável.

Foto enviada pela Ascom da Semduh após a limpeza

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais