Cidadeverde.com

Governo entregará registro de imóveis em sete localidades

Imprimir

Foto: Paula Sampaio/Cidadeverde.com

Moradores de sete localidades de Teresina serão beneficiados com a entrega de registro de imóveis pelo Programa de Regularização Fundiária Urbana Específica (ProUrbe). A entrega será nesta quinta-feira (28), às 8h30, em solenidade realizada no Espaço Cultural Parque Mão Santa, localizado na rua Bianor Carvalho 3350, Parque Mão Santa. O evento contará com a presença do governador Rafael Fonteles. Essa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Sead), em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI). 

Foram regularizados 3.437 lotes distribuídos entre a Vila Nossa Senhora de Nazaré, Vila Embrapa, Vila Risoleta Neves, localizadas na zona Norte; Vila Irmã Dulce, na Zona Sul; no Centro da cidade a beneficiada será Vila Murilo Resende; a Vila Coronel Carlos Falcão, na zona Sudeste e Vila Parque Mão Santa, na zona Leste. 

“Esse é um trabalho minucioso onde nossas equipes fazem o mapeamento das áreas pertencentes ao Estado para regularizar as moradias estabelecidas com a entrega dos registros de propriedades. Iniciamos por Teresina, mas o objetivo é realizar esse trabalho no Piauí todo”, destacou Caroline Viveiros, superintendente de Patrimônio Imobiliário da Sead.

A superintendente explica ainda que o procedimento de regularização inicia com a identificação da ocupação em imóveis estaduais, então é feito um voo de drone pelo local para demarcar os lotes. A partir daí as equipes iniciam o trabalho de cadastro social das famílias moradoras, é elaborado um projeto com o memorial descritivo com todos os detalhes do tipo de edificação em cada lote. Depois o projeto é submetido ao Programa Regularizar do Tribunal de Justiça do Piauí para registro em cartório.

O ProUrbe faz parte da política estadual de regularização fundiária urbana, instituída através da lei nº 8.153/23, com o objetivo identificar as ocupações individuais ou coletivas informais, consolidadas em imóveis públicos estaduais e garantir a transferência da propriedade imobiliária aos respectivos ocupantes. “Sem burocracia e com uso de ferramentas tecnológicas, o PROUrbe desponta como instrumento capaz de permitir o alcance de metas ousadas no campo da regularização urbana, em um curto espaço de tempo”, concluiu Caroline Viveiros.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais