Cidadeverde.com

Piauí registra queda de 73% no número de morte por dengue em 2023

Imprimir

Foto: Fiocruz

Por Adriana Magalhães

Mesmo com a alta do número de casos, e de mortes, provocadas pela dengue no Brasil, o Piauí registrou uma queda nas estatísticas da doença em 2023.

No Piauí foram registrados, até o dia 27 de dezembro deste ano, 7.571 casos da doença. No ano passado, foram registrados 27.713 casos de dengue em todo o estado.

O número de mortes também registrou uma queda de 73%. Em 2022 foram registradas 15 mortes, já este ano o número caiu para 4 óbitos.

Este ano, 157 municípios registraram casos de dengue e 256 pessoas precisaram ser hospitalizadas para tratar a doença.

A dengue é uma arbovirose transmitida pelo Aedes Aegypti. Os sintomas da doença são febre alta, dor de cabeça e no corpo, dor atrás dos olhos, fraqueza, falta de apetite, náuseas/vômitos, manchas pelo corpo e coceira.

Com o agravamento, os sintomas podem evoluir para dor abdominal intensa e contínua, tonturas e desmaios, sangramentos de gengiva, nariz ou outras hemorragias.

O tratamento é feito para aliviar os sintomas com a prescrição de antitérmicos, ingestão de líquidos e repouso. A recomendação é que, ao primeiro sinal de suspeita da doença, se procure o serviço de saúde mais próximo.

Não existem medicamentos contra o vírus da dengue e uma vacina foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e deve ser aplicada a partir do mês de fevereiro, do próximo ano.

O combate ao mosquito passa pela limpeza de quintais e terrenos baldios, para a retirada de galhos e folhas das calhas. É preciso guardar garrafas viradas com a boca para baixo e pneus em locais cobertos, manter em dia a manutenção das piscinas, tampar tonéis e caixas d’água, manter lajes sempre limpas, higienizar os ralos e utilizar telas de proteção, preencher os pratinhos de plantas com areias e lavar uma vez por semana. Estique bem as lonas de proteção para evitar acúmulo de água, feche bem os sacos de lixo e coloque-os longe do alcance de animais, mantenha latinhas com a boca para baixo e limpe a bandeja do ar-condicionado.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais