Cidadeverde.com

Coren pedirá interdição de setor no HUT; CRM e OAB participam de vistoria

Imprimir

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Presidente do CRM-PI, João Moura Fé, e o presidente da Comissão de Saúde da OAB-PI, Williams Kardek, em vistoria ao HUT

Por Adriana Magalhães e Roberto Araujo 

O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) afirmou, após visita ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que vai pedir a intervenção da enfermagem na unidade. Segundo o órgão, foram realizadas fiscalizações em março, setembro e dezembro e os problemas encontrados não foram sanados. 

"Realizamos uma fiscalização em março e comunicamos à direção sobre os problemas encontrados. Em setembro, na segunda fiscalização, verificamos que alguns problemas não haviam sido resolvidos, voltamos a informar à direção mas não tivemos devolutiva. Agora vamos pedir a interdição da enfermagem do HUT. É um processo longo, precisamos fazer uma nova fiscalização, discutir em plenária no conselho", disse Ana Lívia Castelo Branco, conselheira do Coren-PI. 

A representante do Coren disse que a entidade vem recebendo denúncias sobre a falta de insumos básicos e sobre sobrecarga de trabalho dos profissionais de enfermagem. 

"Verificamos hoje que a sala verde está com um número de pacientes maior que sua capacidade. Isso gera sobrecarga para o profissional e representa um risco para os pacientes que já estão em condições de saúde delicadas", alerta a profissional que ainda relatou falta de refrigeração, situação denunciada por profissionais, que estariam trabalhando em condições extremas de calor. 

Representantes da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Conselho Regional de Medicina (CRM) também realizaram na manhã desta quinta-feira (28) uma vistoria no HUT, um dia após a retirada de equipamentos de ultrassonografia e radiografia da unidade pela empresa fornecedora das máquinas para a Fundação Municipal de Saúde (FMS). Os equipamentos foram devolvidos após um acordo entre a empresa e a prefeitura.

O presidente da Comissão de Saúde da OAB-PI,  Willians Cardec, citou que a visita faz parte de um objetivo de fazer um diagnóstico da situação da saúde no maior hospital de urgência e emergência no Piauí para, a partir disso, provocar o Ministério Público e a Justiça.

“A gente precisa pelo menos fazer o diagnóstico inicial do que está acontecendo porque, na realidade, a gente tem visto um influxo muito grande de reclamações. Então a gente precisa ter todo esse cabedal de situações colocadas no papel para a gente poder, chamando o Ministério Público para que também atue nessa situação, e a gente juntamente com o CRM para isso, o CRM como órgão técnico para que a gente possa sair daqui com um diagnóstico feito para a gente poder buscar as autoridades do ponto de vista jurídico”, explicou.

Leito de UTI fechado no HUT

O presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-PI), João Moura Fé, disse que a vistoria desta quinta (28) confirmou que um leito de  UTI da anuidade de saúde está interditado por falta de equipamentos.

“Viemos ver a situação do atendimento médico, verificar outras adequações como um leito da UTI que está interditado por falta de equipamento de soro, e um leito na UTI é muito importante, faz falta para uma cidade desse tamanho”, citou.

O presidente do conselho afirmou que recebeu denúncias de que estaria faltando alimentação para os pacientes que recebem alimentação por meio de sonda.

"Fomos informados que ontem, no turno da noite, foi ofertado um suco de goiaba em substituição a nutrição enteral que deve ser ofertada aos pacientes que se alimentam por meio de sonda", afirmou. 

O conselho afirmou que realiza fiscalizações diárias em toda a rede de saúde do município e, que somente em 2023 foram enviados mais de 80 ofícios à Fundação Municipal de Saúde (FMS) pedindo solução para inúmeros problemas.

Em relação à retirada dos equipamentos de exame de imagens, como radiografia e ultrassonografia, que foram devolvidos à unidade hospitalar, o presidente ressaltou a importância dos equipamentos para o diagnóstico de problemas de saúde.

“É uma situação grave porque é um aparelho essencial no atendimento médico, para o diagnóstico médico e para a decisão do médico durante o atendimento. Isso poderia comprometer o resultado do atendimento médico e comprometer até a saúde do usuário”, citou.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com


Equipamentos de exames de imagem foram tirados do HUT nesta quarta (27)

Médico comprou equipamentos e levou remédios por conta própria

De acordo com o CRM, um médico comprou equipamentos e medicamentos do próprio bolso para não comprometer o atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Renascença, na zona Sudeste de Teresina. 

“O médico que atendeu estava levando o equipamento próprio para poder atender como um deles agricom, que é uma fita, além de antibióticos, analgésicos de amostra grátis para distribuir durante o atendimento para facilitar e melhorar o atendimento, além do mais não comprometer o resultado da conduta médica”, disse.

Ainda conforme Moura Fé, todos os problemas constatados pelo CRM no HUT e em outras unidades hospitalares de Teresina serão encaminhadas à FMS, à Prefeitura de Teresina e ao Ministério Público.

“É feito um relatório único porque a fundação é uma entidade, é do município, e aí a gente une todas, faz um relatório único mostrando as inconsistências e solicitando a adequação. Será feito um relatório que será encaminhado aos órgãos”, disse.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais