Cidadeverde.com

Prefeitura e empresa fecham acordo e aparelhos de radiografia e ultrassom voltam ao HUT

Imprimir

 

Foto: HUT

Atualizada às 8h50

Por Roberto Araujo

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou na noite desta quarta-feira (27) que os equipamentos de radiografia e ultrassonografia que haviam sido retirados do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) pela empresa The Imagem, que fornece os serviços para a FMS, foram devolvidos aproximadamente cinco horas após o recolhimento.

A empresa fez a retirada alegando atrasos de 18 meses nos repasses por parte da FMS. Além do aparelho de ultrassonografia e dois de radiografia que foram recolhidos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), a empresa chegou a dizer que 38 equipamentos distribuídos em outras 12 unidades de saúde da capital seriam retirados também. No entanto, após um contato da prefeitura, a retirada foi suspensa, mas o funcionamento dos equipamentos foi paralisado em todas as unidades de saúde de Teresina, sejam hospitais, maternidades ou clínicas.

A empresa confirmou ao Cidadeverde.com que, após o contato da Prefeitura Municipal, foi feito um acordo e os equipamentos foram religados ainda na noite de quarta (27).

Em nota, a FMS informou que tem feito pagamentos semanais aos fornecedores e que nenhum paciente chegou a ficar sem fazer exames por conta dos desligamentos dos aparelhos. (Veja a seguir nota na íntegra)

Empresa retorna equipamentos para Hospital de Urgência de  Teresina.

A Fundação Municipal de Saúde informa que a empresa The Imagem retornou agora à noite (27) para o HUT os equipamentos de imagem que são alocados pela instituição.

A FMS reitera seu compromisso em manter os acordos firmados com a realização dos pagamentos de acordo com a sua capacidade financeira. Ao longo dos meses, a gest?o tem dialogado com os fornecedores, negociado e realizados pagamentos semanalmente. Toda a equipe da FMS tem trabalhado de forma ética e técnica na resolução dos desafios.

A FMS reforça ainda que nenhum paciente deixou de realizar exames necessários porque  a gest?o viabilizou alternativas, junto a outras empresas credenciadas e que prestam serviço   à Fundação.

Conselho Municipal de Saúde pretende pedir intervenção

Após a retirada de equipamentos de ultrassonografia e radiografia do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) nesta quarta-feira (27), o Conselho Municipal de Saúde deverá apresentar um pedido de intervenção na saúde pública da capital. Os conselheiros estão elaborando um documento que pode ser apresentado ainda nesta quinta (28), a depender da decisão dos membros, que devem se reunir às 10h.

O presidente do Conselho, Rodrigo Maxwell, informou em entrevista à TV Cidade Verde na manhã desta quinta-feira (28) que mais de 60 ofícios foram encaminhados para a FMS solicitando a regularização de pagamentos e fornecimento de insumos e não foi resolvido.

"A intervenção seria do governo do estado a mando da justiça do estado do Piauí. Nós vamos estudar qual medida cabível tomar tendo em vista que todas as soluções que nós já tentamos do ano passado pra cá, mais de 60 ofícios foram encaminhados à Fundação Municipal de Saúde solicitando esclarecimentos, solicitando regularização de pagamentos, de fornecimento de insumos na saúde de Teresina e não foi resolvido", explicou.

Para o presidente do conselho, além da retirada dos equipamentos do HUT, o corte de energia na sede da FMS e o problema de falta de insumos e medicamentos alertam para uma situação de "calamidade".

"Nós chegamos a uma situação de calamidade. Ontem a retirada dos aparelhos do HUT, e também o corte de energia na sede da própria FMS, então vemos que isso é uma situação de calamidade e que a gestão não está tendo compromisso com a saúde de Teresina", disse. 

Câmara convoca reunião extraordinária e pode abrir CPI

O presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel, disse à TV Cidade Verde na manhã desta quinta-feira (28) que está convocando uma reunião extraordinária para a primeira semana de janeiro para discutir o tema da crise da saúde em Teresina.

“Estamos tomando uma decisão de realizar essa reunião extraordinária para que possamos tomar a melhor decisão possível e encarar de frente e poder ajudar e resolver esse problema porque quem mais sofre é a população vulnerável que está na ponta”, citou.

O parlamentar também citou que está sendo discutida a possibilidade de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a situação da saúde na capital. Seria a segunda comissão na Câmara para apurar problemas na Saúde municipal durante a gestão de Dr. Pessoa. 

“O vereador Venâncio vai realizar esse pedido, colher as assinaturas necessárias, que no caso são 10, e com certeza é um dos instrumentos ou motivos que deverá ser pautado nessa reunião extraordinária. O que queremos é evitar que o pior aconteça, pegar as informações corretas, o que realmente está acontecendo com as finanças do nosso município e com nossa saúde”, explicou.

Crise na saúde de Teresina

Familiares de pacientes reclamaram à equipe de reportagem do Cidadeverde.com que precisaram comprar medicamentos por conta da falta no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A dona de casa Marcélia Helena, que está com a mãe internada por conta de uma pneumonia, disse que fez uma compra de medicamentos que somou mais de R$ 100,00 a pedido do médico.

"Ela foi internada ontem, está na semi UTI e ontem eu vim visitar, e estava em falta dos remédios, o médico perguntou se eu poderia comprar. Aí ele fez a receita e disse que poderia porque pela saúde né? A gente sempre dá um jeito. Aí a gente pegou comprou e hoje de manhã eu vim deixar o remédio que ela precisava", disse.

CRM se manifesta

Em nota, o Conselho Regional de Medicina informou que realizou fiscalização nos últimos dias e que foram constatadas várias irregularidades na rede municipal de saúde, e que são vários os insumos e medicamentos que estão em falta.

Confira a nota na íntegra:

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí (CRM-PI) vem a público informar que, diante das reiteradas denúncias apresentadas por médicos, funcionários e pacientes acerca da situação em que se encontra a saúde em nossa capital, realizou várias fiscalizações especialmente no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), nos dias 22, 23, 24, 25, 26 deste mês e também na presente data, incluindo também as Unidades de Pronto Atendimento do Satélite, do Renascença e o CIAMCA. 

O CRM-PI constatou que o problema de abastecimento de medicamentos e insumos é geral em toda a rede hospitalar Municipal de Teresina. Tal fato é decorrente de situações administrativas, de programação de consumo e compras através de processo licitatório, além da falta de pagamento a fornecedores e da inadimplência de contratos, tais como o referente ao serviço de Radiologia de toda a rede de saúde, inclusive a  tomografia do HUT que passou a ficar sem funcionar a partir da tarde de hoje.

Constatou-se também a falta de insumos, materiais médicos, antibióticos, analgésicos, antiarrítmicos, anticonvulsivantes, antihipertensivos, anestésicos, agulhas para procedimentos anestésicos, tubos para intubação orotraqueal em crianças e adultos, calibragem de aparelhos de anestesia, radiologia sem funcionamento devido ao desligamento de aparelhos pela empresa contratante, com exceção do HUT e CIAMCA (que possui um aparelho portátil).

Diante deste preocupante cenário, o CRM-PI consequentemente deparou-se com péssimas condições de trabalho para os médicos, que não conseguem prestar o melhor atendimento. Os pacientes sofrem por não receberem a assistência de que necessitam e podem apresentar complicações, com possível óbito, em razão da ausência de medicamentos ou materiais de socorro médico.

Cumprindo seu dever institucional de zelar pelas boas condições de trabalho aos médicos para que estes prestem uma assistência de qualidade aos pacientes, o CRM-PI solicitou aos gestores municipais a adequação imediata de todas as deficiências apontadas nos relatórios de fiscalização, sob pena de omissão, caso não sejam atendidas imediatamente.

Por fim, o CRM-PI informa também que os relatórios das fiscalizações serão encaminhados aos gestores, Diretores, Presidente da FMS, Prefeito Municipal de Teresina e ao Ministério Público Estadual.

Teresina, 27 de dezembro de 2023.

Conselho Regional de Medicina do Estado do Piauí

 

 

 

  • aparelhoshut2.jpg Renato Andrade/ Cidadeverde.com
  • aparelhoshut.jpg Renato Andrade/ Cidadeverde.com
  • pacientehut1.jpg Renato Andrade/ Cidadeverde.com
  • pacientehut3d.jpg Renato Andrade/ Cidadeverde.com
  • pacientehut4.jpg Renato Andrade/ Cidadeverde.com
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais