Cidadeverde.com

Triatleta Luisa Baptista melhora, e hospital inicia retirada de ventilação mecânica

Imprimir

A triatleta Luisa Baptista, vítima de um atropelamento no último fim de semana, apresentou melhora respiratória e já está em processo de "desmame da ventilação mecânica". O Hospital das Clínicas atualizou o quadro nesta tarde.

Ela voltou a apresentar uma melhora em seu quadro de saúde, mas ainda segue recebendo cuidados intensivos especializados.

O Hospital das Clínicas informou ainda que Luisa evoluiu na parte respiratória e já está em processo de descarte da ventilação mecânica.

A triatleta Luisa Baptista, internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP após um grave atropelamento, apresentou uma evolução positiva em seu quadro clínico.

Está melhor da parte respiratória e hemodinâmica, sem novas complicações, e está em processo de desmame da ventilação mecânica. A paciente segue recebendo cuidados intensivos especializados boletim do Hospital das Clínicas.

Relembre o caso

Luisa Baptista foi atropelada no sábado (23) enquanto treinava na Estrada Municipal Abel Terrugi (SCA-329), em São Carlos (SP). A região costuma ser utilizada para treinos, já que não costuma ter muito movimento.

Uma moto, que trafegava no mesmo sentido, colidiu com a bicicleta da atleta.

Ela sofreu múltiplas lesões e precisou passar por algumas cirurgias. De acordo com a Santa Casa de São Carlos, Luisa teve pneumotórax, traumatismo craniano e fraturas na costela, clavícula e perna.

O motociclista, de 27 anos, não tinha habilitação e teve sua moto apreendida. Ele sofreu ferimentos de menor gravidade e foi indiciado por lesão corporal culposa quando não há intenção de matar.

Na madrugada de segunda (25), ela foi transferida por UTI aérea de São Carlos para o Hospital das Clínicas, em São Paulo, onde recebeu terapia por Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) e foi assistida por ventilação mecânica.

Quem é Luisa Baptista

A triatleta foi campeã no individual e na categoria mista, nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, em 2019. Foi a primeira mulher brasileira a conquistar o título nessa modalidade.

É prata (2018) e bronze (2017) em duas etapas da Copa do Mundo de Triatlo.

Ela representou o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em outubro deste ano, e nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021. Luisa vinha treinando com foco nas Olimpíadas de 2024.

Fonte: UOL/FOLHAPRESS

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais