Cidadeverde.com

Hospital Infantil Lucídio Portella amplia serviços e atendimentos no Piauí

Imprimir

Foto: Ascom/Sesapi

O ano de 2023 foi marcado por grandes conquistas no Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP). Um dos destaques do ano foi a aplicação do medicamento Zolgensma em crianças com Atrofia Muscular Espinhal (AME), realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O HILP desempenhou um papel fundamental ao oferecer esse tratamento inovador, proporcionando esperança e melhor qualidade de vida, não apenas para os pequenos pacientes do Piauí, mas para crianças de outros estados do Brasil”, destacou o secretário da Saúde, Antonio Luiz. 

O início do serviço de cardiologia pediátrica no HILP representou outro avanço significativo, possibilitando diagnósticos precoces e tratamentos especializados para condições cardíacas em crianças.

"Essa iniciativa contribuiu para a abordagem holística da saúde infantil, garantindo um cuidado abrangente e de qualidade”, explicou o superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Dentro do programa "Saúde em Dia", o Governo do Estado promoveu esforços concentrados para a realização de cirurgias aos finais de semana no HILP, visando zerar as filas de espera.  “Essa ação não apenas agilizou o acesso a procedimentos cirúrgicos, mas também refletiu no bem-estar das crianças, reduzindo o tempo de espera por tratamento”, ressaltou o diretor-geral do HILP, Ribamar Bandeira. 

Ainda segundo o diretor, o Governo do Piauí investiu na expansão da oferta de exames de tomografias computadorizadas, adquirindo equipamentos de última geração.

“Essa modernização fortaleceu o diagnóstico por imagem, proporcionando uma abordagem mais precisa e eficaz no tratamento de diversas condições médicas em crianças”, explicou.

A equipe multiprofissional do Hospital Infantil Lucídio Portella ainda promoveu diversas campanhas, incluindo a multivacinação infantil, cuidados com a saúde mental e emocional, humanização, doação de sangue e a campanha "Novembrinho Azul". 

“Estas iniciativas visaram prevenir, diagnosticar e tratar problemas de saúde em crianças e adolescentes, através de atividades socioeducativas e ambulatoriais”, informou Ribamar Bandeira. 

Comprometido com a excelência, o HILP investiu também em capacitações e treinamentos para suas equipes multiprofissionais. Essa medida não apenas fortaleceu a qualidade dos serviços prestados, mas também refletiu o compromisso da instituição com o constante aprendizado, reconhecendo que a educação salva vidas.

Em 2023, o HILP foi ainda habilitado como Hospital Dia, permitindo a realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos com permanência do paciente por até 12 horas. 

“Essa medida contribuiu para a redução de infecções, a diminuição da média de internação e otimização da rotatividade de pacientes, garantindo um ambiente mais seguro e eficiente”, assegurou o diretor.

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais