Cidadeverde.com

Seduc fará seleção para estudantes e professores da rede pública participarem de intercâmbio nos EUA

Imprimir

Por Roberto Araujo

A Secretaria da Educação do Piauí vai realizar um processo seletivo para escolher estudantes e professores da rede estadual de ensino para fazerem um intercâmbio em setembro nos Estados Unidos. De acordo com o secretário Washington Bandeira, a oportunidade será na escola de Ensino Técnico e Profissional Worcester Technical High School (WTHS), localizada em Massachusetts, Boston, nos Estados Unidos (EUA), considerada uma das melhores escolas do mundo e será uma chance para estudantes e professores aprenderem mais sobre tecnologia e inovação.

"É mais uma novidade que estamos implementando este ano, é um fato inédito este intercâmbio de estudantes e professores para passarem um mês em uma das melhores escolas técnicas dos EUA e do mundo voltado para tecnologia da informação, inovação e programação, e isso ocorrerá em setembro e outubro", disse em entrevista à TV Cidade Verde nesta quinta (4).

O programa irá selecionar vinte estudantes e quatro professores-orientadores para o intercâmbio, que terá duração de 30 dias. A seleção será direcionada para estudantes dos cursos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos, que foram implementados pela Seduc em 2023 em escolas de tempo integral.

Segundo o secretário de Educação, um universo de 7 mil estudantes está habilitado para participar da seleção, que ocorrerá em três etapas: prova objetiva, análise de projetos e o 'Seducathon', uma espécia de competição entre os projetos.

"Será uma prova objetiva, uma análise de projetos de programação que vão desenvolver, para resolver desafios da própria escola, com ajuda de um professor orientador, e no final é o 'Seducathon', uma competição dos 10 melhores projetos. Desses, quatro serão selecionados. (...) os outros classificados, do 5º ao 10º, vão receber bolsas em dinheiro de premiação", explicou.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Novo ensino médio

O secretário, que também é vice-coordenador do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), falou sobre a discussão em relação ao Novo Ensino Médio no Congresso Nacional. Ele disse que se reuniu com o relator do projeto, deputado federal Mendonça Filho (União Brasil/PE) e defendeu a posição do conselho, que é a mesma do Ministério da Educação, em relação à carga horária das disciplinas de formação geral básica. Ele disse que o Piauí está participando tangencialmente dessa discussão em virtude da meta do governo de universalizar o ensino integral.

"No Piauí, estamos um pouco à margem dessa discussão porque a questão geral é de carga horária para a formação geral básica e ensino profissional. (...) Como estamos com a política já definida pelo governador de universalizar o tempo integral, a gente consegue colocar tudo, conseguimos cumprir as horas para os cursos técnicos, para a formação geral básica fortalecida, inclusive fortalecendo o ensino de inglês, e também os cursos técnicos em geral, arte, esporte, cultura, vários segmentos da educação, tudo isso a gente vai conseguir colocar", explicou.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Planos na política

Questionado sobre se há alguma pretensão para disputa em cargo eleitoral futuramente, o secretário destacou que o plano atualmente é apenas o de executar os projetos na Secretaria da Educação até 2026, ano em que se encerra o atual mandato do governador Rafael Fonteles.

"Os nossos planos estão integralmente voltados para fazermos o melhor trabalho para a educação do Piauí, implementar tudo o que está no plano de governo do governador Rafael Fonteles e essas novas iniciativas, muitos projetos inéditos que estamos fazendo para garantir mais e melhores oportunidades para os nossos jovens. Esse é o nosso plano até 2026", disse.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais