Cidadeverde.com

Acidentes de trânsito estão entre as ocorrências mais atendidas pelo Samu

Imprimir

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Por Adriana Magalhães com informações da Prefeitura de Teresina

Os traumas por acidente de trânsito geraram mais de 8 mil atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em 2023. O socorro de urgência clínica para adulto foi a principal demanda atendida pelo serviço, que socorreu mais de 9 mil pacientes. No total, o serviço recebeu quase 150 mil ligações no ano passado.

Confira o ranking com as ocorrências de saúde mais atendidas pelo SAMU:

  1. Urgência clínica para adultos: 9.081
  2. Traumas por acidente de trânsito: 8.033
  3. Mal súbito: 2.896
  4. Trauma por queda: 2.247
  5. Transferências: 1.579

O SAMU funciona 24 horas por dia e deve ser solicitado pelo fone 192 para atendimento de urgência/emergência clínicas, traumáticas, psiquiátricas e obstétricas em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas.

A ligação é gratuita, para telefones fixo e móvel. Ao ligar 192 os técnicos do atendimento telefônico coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

Em 2023, o SAMU Teresina realizou também ações educativas e de orientação à população: como treinamento para alunos e professores de unidades educacionais diversas, dando orientações em assistência pré-hospitalar. Foram realizadas também capacitações sobre direção defensiva para motociclistas que exercem suas funções utilizando motocicletas, como mototaxistas, moto uber, entre outros.

Renovação da frota

Em 2023, as unidades móveis de suporte avançado foram 100% renovadas. As unidades móveis de suporte básico passaram por uma renovação de 87,5%. Foram adquiridas em 2023 o total de 10 ambulâncias e quatro motolâncias.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais