Cidadeverde.com

Hospitais de Bom Jesus e Oeiras realizam primeiras cirurgias pelo Programa de Cuidado ao Trauma

Imprimir

Foto: Ascom/Sesapi 

A Secretaria da Saúde (Sesapi) iniciou o Programa Linhas de Cuidado ao Trauma nos municípios de Oeiras e Bom Jesus. Os hospitais das duas cidades já realizaram as primeiras cirurgias como parte do programa.

No Hospital Deolindo Couto, em Oeiras, foram realizadas cirurgias de fraturas de fêmur, que antes estavam sujeitas à espera por regulação para Teresina. A descentralização permitiu à paciente Maria Lustosa, de 87 anos, ser operada e retornar rapidamente para casa, iniciando o processo de reabilitação.

“Minha mãe, Maria Lustosa, deu entrada no Hospital Deolindo Couto em Oeiras com diagnóstico de fratura no fêmur. Estávamos aguardando a regulação, mas graças a Deus a cirurgia foi realizada aqui mesmo no hospital, sendo a primeira cirurgia realizada neste ano de 2024. Agradeço à equipe, por todo o cuidado oferecido a minha mãe”, conta Regina Lustosa, filha da paciente.

A direção do hospital destaca o resultado positivo do programa em Oeiras. “O Hospital Regional Deolindo Couto já demonstra impacto positivo ao resolver casos de fraturas em tempo recorde, como o da senhora de 87 anos, cujo quadro que demoraria 30 dias apenas para regulação, foi solucionado em apenas seis dias”, afirma Tays Leal Mendes, diretora do HRDC.

No Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, fundado em 1974, as cirurgias ortopédicas começaram a ser realizadas esta semana.

A unidade agora conta com plantonistas 24 horas semanalmente para atender a esse tipo de cirurgia. Essa iniciativa beneficia mais de 20 municípios que têm o hospital como referência, evitando a necessidade de regulação para outras localidades.

“Meu esposo fez cirurgia ortopédica aqui no hospital de Bom Jesus e estou muito feliz por esse serviço ter chegado na nossa cidade. Agradeço a toda equipe pelo tratamento e pela agilidade no procedimento”, diz Luzilandia Bezerra de França, esposa do paciente. 

A diretora do Hospital de Bom Jesus, Kamila Coelho de Sousa, conta que, diante da implementação do programa, já se vem notando avanços notáveis para instituição e para a comunidade.

“Esses resultados positivos não apenas enaltecem a qualidade dos serviços prestados por nossa instituição, mas também fortalecem o compromisso do Hospital Manoel de Sousa Santos com a promoção da saúde e a melhoria contínua do atendimento à população local. Que possamos continuar avançando nesse caminho de excelência e comprometimento”, completa a gestora.

O coordenador do Programa Linhas de Cuidado ao Trauma, Samuel Martins, destaca que a ação já trouxe melhorias significativas com a implantação e expansão em cinco hospitais regionais nas cidades-polo de territórios.

"Já podemos observar os avanços e a importância dessa iniciativa para a população do Piauí”, conclui o gestor.

O programa

Implantado pela Rede de Urgências e Emergências (RUE) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), as Linhas do Trauma têm como objetivo reduzir a morbimortalidade decorrente de acidentes.

"Essa iniciativa já está sendo implementada em cinco hospitais da rede e deve avançar para mais hospitais do estado, visando ampliar o acesso qualificado e humanizado ao tratamento de pacientes politraumatizados", explica o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

A proposta do programa abrange ações de vigilância, prevenção e promoção de saúde, buscando assegurar um acesso de qualidade a esses serviços e, consequentemente, reduzir a morbimortalidade por trauma no Piauí. A descentralização dos serviços de cirurgias ortopédicas e a habilitação de Centros de Trauma são estratégias fundamentais para a eficácia do programa.

 

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais