Cidadeverde.com

Governador vai a Brasília para participar de evento do 8 de janeiro

Imprimir

Foto: Arquivo Cidade Verde

Por Paula Sampaio

O governador Rafael Fonteles (PT) vai à Brasília, nesta segunda-feira (08), para participar de uma cerimônia para marcar um ano da invasão aos prédios dos Três Poderes da República. 
Intitulado "Democracia Inabalável", o ato terá a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, bem como do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso.

"O Piauí se sente orgulhoso em ter sido um dos primeiros estados a enviar forças de seguranças para estabelecer e garantir a democracia naquele momento difícil que atravessamos no dia 08 de janeiro. Estaremos com o presidente Lula, com os governadores e principalmente, com o povo brasileiro defendendo a defesa intransigente da democracia", afirmou Rafael Fonteles, por meio das redes sociais.

Para o cientista político Vitor Sandes, o objetivo do evento é reafirmar a importância e a força da democracia brasileira, ressignificando os acontecimentos do dia oito de janeiro, como uma data em que a democracia brasileira resistiu a movimentação antidemocrática de parte da população que, naquela época, questionava a eleição do presidente Lula (PT). 

“Essa data tem uma releitura. Hoje a releitura que a gente tem é que ele se tornou um marco da democracia brasileira, da resiliência da democracia brasileira, enquanto a democracia brasileira de fato tem a capacidade de impedir que movimentos antidemocráticos sejam capazes de derrubar a própria democracia brasileira”, avaliou. 

Uma exposição sobre a invasão do dia 8 de janeiro de 2023 na Câmara dos Deputados também será inaugurada. A mostra é composta por fotos do dia da invasão e pela exposição de objetos danificado pelos golpistas que, na tarde daquele domingo, marcharam pela Esplanada dos Ministérios pedindo a anulação da eleição presidencial de 2022 por meio de um golpe militar.

São esperados cerca de 500 convidados. Dentre eles, a ex-ministra do STF que presidia a corte na época dos ataques, Rosa Weber, o vice-presidente Geraldo Alckmin, presidentes dos tribunais superiores, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, governadores, ministros de estado, secretários executivos dos ministérios, presidentes de estatais e representantes das organizações da sociedade civil como Aline Sousa. Integrante do Movimento Catadores do Distrito Federal, ela entregou a faixa presidencial a Lula durante sua posse em 2023.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais