Cidadeverde.com

Agespisa pede reajuste de 13,24% na tarifa de água e conselho diretor da Agrespi avalia estudos

Imprimir

Foto: Ascom


Por Yala Sena

O conselho diretor da Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Piauí (Agrespi) marcou para a terça-feira (16) reunião para definir sobre o pedido de reajuste de 13,24%  na tarifa de água. O pedido de aumento foi feito pela Agespisa após estudos da companhia. 

A  Agespisa atende cerca de 1,7 milhão de pessoas no estado, sendo 500 mil ligações de água em 153 cidades do Piauí. 

Hoje (9), ocorreu audiência com representantes da sociedade, da Agespisa e Agrespi, para esclarecer sobre o cálculo do reajuste.

O diretor de Saneamento e Infraestrutura da Agrespi, José Noronha, disse que três parâmetros são levados em conta para o reajuste na tarifa de água que são o IPCA (Índice de Preço ao Consumidor), gastos com energia elétrica e produtos de tratamento.

“O pedido de reajuste foi feito em outubro pela Agespisa, em seguida feito a consulta pública e audiência para discutir como ocorreu os cálculos para chegar ao reajuste”, disse José Noronha.

A partir de agora, a Agrespi vai analisar os cálculos para dar um posicionamento na terça-feira durante reunião do conselho diretor.

“Vamos analisar todos os dados, porque a Agespisa em anos anteriores já apresentou cálculo errado e o percentual baixou”, disse Noronha.

Na reunião, o conselho vai definir sobre o reajuste, já que a Agespisa, por lei, tem direito a aumentar anualmente a tarifa. A dúvida é saber qual o percentual e se vai manter os 13,24%.

Ano passado, devido ao aumento elevada da Aneel, a Agespisa teve que conceder dois reajustes, um em janeiro e outro em julho.  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais