Cidadeverde.com

Taxa de positividade de covid cresce no Piauí e Sesapi pede que grupos prioritários se vacinem

Imprimir

Foto arquivo Cidadeverde.com

Por Yala Sena

O índice de teste positivo para a covid está em alta e chega a 38% no estado, segundo a Sesapi (Secretaria Estadual de Saúde). Durante reunião do COE (Comitê de Operações Emergenciais), na manhã desta quarta-feira (10), foi divulgado que 78 pessoas morreram vítima de covid no ano passado e início de 2024. 

Devido a falta de testes, o COE recomendou hoje que os hospitais isolem pacientes com fortes sintomas de covid ou de síndrome respiratória grave. Outra medida foi de orientar os grupos prioritários a se vacinarem. 

Segundo a Sesapi, a maioria dos óbitos é de pacientes acima de 60 anos e com comorbidades. 

“A orientação do COE é manter o estimulo a vacinação na população acima de 60 anos e imunocomprometidas que tomaram a vacina bivalente há mais de seis meses. Isso significa antecipar a proteção da população, que é o grupo vulnerável e já está incluído no calendário vacinal de 2024 e considerando a análise dos óbitos a maioria estava relacionado a faixa acima de 60 anos e com algumas comorbidades”, disse Cristiane Moura Fé, diretora de Vigilância e Atenção a Saúde da Sesapi. 

Cristiane informou ainda que tem aumentado os casosde covid, além da procura por leitos hospitalares e consultas ambulatoriais.

80% sem vacinação

A Sesapi confirmou que 80% da população não tomou a vacina bivalente e isso compromete a proteção e o crescimento de casos.
A Secretaria informou ainda que encaminhou aos municípios 30 mil doses de vacinas contra a Covid-19 e, nesta quarta-feira (10), deve receber mais 40 mil doses do Ministério da Saúde.

De acordo com o novo calendário adotado pelo Ministério da Saúde, fazem parte dos grupos prioritários:

Pessoas com 60 anos ou mais

Pacientes imunossuprimidos (baixa imunidade)

Gestantes e puérperas

Para esta população o intervalo entre as doses da vacina deve ser de seis meses.

Foto: Ascom/Sesapi

Para os demais públicos, o intervalo será anual: pessoas que vivem ou trabalham em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e população em situação de rua.

O COE orienta ainda aos municípios que elaborem seus planos municipais de vacinação e divulguem os boletins semanais da doença. Quantos aos leitos, a Sesapi já iniciou a ampliação tanto na capital quanto no interior.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais