Cidadeverde.com

Concurso da Alepi tem biometria digital, facial e provas monitoradas por GPS para reforçar segurança

Imprimir

Foto: Divulgação 

Os inscritos para o concurso da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) foram aos locais de prova neste domingo (14) para concorrer as 201 vagas do certame. As provas, que ocorreram pela manhã para candidatos de nível médio e à tarde para os de nível superior, contaram com um sistema de biometria digital e facial, além de monitoramento em tempo real.

A comissão organizadora e a banca examinadora, Idecan, afirma que a implementação desse sistema é um dos mecanismos utilizados para assegurar a lisura e transparência do concurso. 
Os portões dos 23 locais de prova foram abertos às 7h aos 13.895 inscritos.

Bárbara Letícia, candidata ao cargo de técnico administrativo, chegou ao Premen Norte, na Vila Operária, às 6h30, demonstrando otimismo apesar dos desafios de conciliar os estudos com a faculdade. 

"É o segundo concurso que eu faço. Estou otimista, foram quatro meses de estudo focados nesse concurso", afirmou.

Para garantir a segurança, cada candidato, após apresentar o documento, passou pelo detector de metais e foi identificado através do sistema de biometria digital e facial ao entrar na sala de aplicação da prova. 

Sistema de GPS monitorou provas

Um sistema de GPS monitorou em tempo real o transporte das provas, que foram armazenadas desde a última quinta-feira (12).

Às 5h da manhã deste domingo, as provas saíram do cofre e foram monitoradas pela Idecan em tempo real até chegarem aos locais de aplicação. 

Vinte minutos antes do fechamento dos portões, uma comissão de fiscais de prova e dois candidatos, escolhidos no momento, receberam o malote lacrado por um cabo de aço. 

O malote conta com um cadeado de biometria, que só pode ser aberto com a digital do Coordenador do Idecan designado para o local da prova. 
Somente após a conferência do número do lacre com o termo de fechamento é que as provas foram liberadas para aplicação.

O Concurso Alepi oferece um total de 201 vagas, sendo 54 de nível superior e 13 de nível médio para convocação imediata, além de 134 vagas para cadastro de reserva. Do total de inscritos, 181 candidatos solicitaram suporte para inclusão e acessibilidade.

 

Da redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais