Cidadeverde.com

7 atividades físicas para melhorar a postura

Imprimir

Foto: Freepik

A má postura pode ter impactos significativos na saúde, afetando não apenas a estrutura musculoesquelética, mas também diversos sistemas do corpo. Quando inadequadas, elas podem levar a dores crônicas nas costas, pescoço e ombros, resultando em desconforto físico e limitações na mobilidade.

Dessa forma, praticar atividade física é crucial para corrigir a má postura, pois fortalece os músculos responsáveis pelo suporte e alinhamento do corpo, melhora a flexibilidade e a consciência corporal Por isso, a seguir, confira algumas atividades físicas que podem te ajudar a melhorar a postura!

1. Pilates

O pilates ajuda no fortalecimento do core, melhorando a estabilidade e alinhamento do corpo. Os exercícios focados no controle do centro do corpo fortalecem os músculos abdominais e das costas, contribuindo para uma postura mais ereta e equilibrada.

“O pilates pode ser praticado pelos mais diferentes grupos, desde os atletas aos sedentários, do idoso ao adolescente e das grávidas aos pacientes em fase de reabilitação”, afirma Rafael Vasconcelos, fisioterapeuta e especialista em pilates.

 

2. Yoga

A prática regular de yoga inclui posturas que fortalecem e alongam os músculos, melhorando a flexibilidade e alinhamento postural. O foco na respiração e a consciência corporal ajudam na correção de desalinhamentos posturais.

“As práticas físicas trabalham com exercícios de flexões, extensões, torções, permanências e inversões, com o objetivo de fortalecer e alongar a musculatura do corpo e melhorar a mobilidade da coluna”, explica a psicóloga e professora de yoga Laila Gadel Marinho.

 

3. Treinamento funcional

Este tipo de treinamento envolve movimentos que imitam atividades da vida diária, fortalecendo músculos específicos usados para manter uma postura adequada durante diferentes movimentos e posições.

“A prática das atividades funcionais pode ser feita ao ar livre, em circuitos montados com cones, pneus, cordas, bolas e fitas, além de exercícios em ambientes fechados com halteres, barras, bastões, elásticos, pranchas de instabilidade e a principal ferramenta: o peso do próprio corpo”, conta o personal trainer Ary Linz.

 

4. Musculação

Ao fazer musculação, a pessoa fortalece os músculos do core (músculos da região abdominal e lombar) e, assim, oferece mais estabilidade e suporte para a coluna. Isso, consequentemente, favorece a postura corporal, diminuindo as dores nas costas e corrigindo os desequilíbrios musculares.

 

5. Exercícios de alongamento

Rotinas regulares de alongamento ajudam a relaxar e alongar os músculos tensos, promovendo flexibilidade e alívio de tensões que podem afetar a postura. “Alongar-se é sempre indicado, já que corrige a postura e fortalece os músculos de forma equilibrada, atuando em todo o corpo”, explica Alessandra Dianin, profissional de educação física com especialização em Biomecânica.

 

6. Natação

A natação fortalece diversos grupos musculares, incluindo os das costas, ombros e abdômen, ajudando a melhorar a postura e a sustentação corporal. “Quem pratica atividades aquáticas conquista melhor condicionamento físico e qualidade de vida. Com o tempo, você sente suas pernas e braços mais firmes e percebe que houve um fortalecimento muscular na área do abdome”, conta Mariana Onias, personal trainer.

 

7. Dança

Estilos de dança que enfatizam a postura, como balé e dança contemporânea, promovem o alinhamento corporal, fortalecendo os músculos centrais e das pernas.

“As danças não são apenas uma forma de entretenimento, mas também uma atividade física que pode oferecer uma série de benefícios para a saúde. Além de melhorar a coordenação, flexibilidade e equilíbrio, as danças também podem ajudar a aumentar a resistência cardiovascular e a força muscular”, enfatiza José Corbini.

 

Fonte: Estadão Conteúdo

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais