Cidadeverde.com

Estudante nota 1000 no Enem citou Milton Santos, Durkheim e Goethe em redação

Imprimir

Foto: arquivo pessoal

Por Graciane Sousa

O estudante Amiel Alencar, 19 anos, foi um dos seis alunos nota 1000 mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no estado. Ao Cidadeverde.com, o jovem contou que escrevia, em média, três redações por semana e citou na prova os autores brasileiro e estrangeiros, Milton Santos, Émile Durkheim e Goethe.

"Dentro das minhas estratégias argumentativas, usei três repertórios socioculturais. Na introdução citei o geógrafo brasileiro Milton Santos, com sua teoria das Cidadanias Mutiladas; nos dois parágrafos de desenvolvimento citei o sociólogo francês Émile Durkheim e o escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe", contou o piauiense.

Aluno do pré-vestibular do Instituto Dom Barreto, ele conta que o tema abordado na redação do Enem já havia sido explanado no cursinho. Amiel Alencar diz que o segredo para se dar bem na prova é "fazer muitos textos" baseados em eixos temáticos como saúde, segurança, educação, entre outros. 

"Não tem como adivinhar tema, mas tem como se preparar bem estudando por eixos temáticos. Por exemplo, se cai algo sobre os malefícios do cigarro eletrônico e você está bem preparado, fez muitos textos no eixo da saúde, você consegue fazer uma boa prova", conta Alencar.

Ele diz que se sentia bem preparado e alcançar nota máxima não foi surpresa. 

"Não é falta de humildade. Me dedicava bastante, me empenhava e ia atrás de saber como o Enem abordava a redação. Durante o processo inteiro me sentia preparado. Estudava na escola de 7h às 22h, de segunda a sexta, aos finais de semana era simulado. Os momentos de lazer eram pontuais", disse o estudante. 

Com o pai engenheiro civil e enfermeiro e a mãe fonoaudióloga, Amiel revela que vai cursar Medicina. Ele foi aprovado em 1º lugar na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), onde também atingiu nota máxima na redação. 

Leia também:

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais