Cidadeverde.com

Vídeo: incêndio atinge alas em hospital e pacientes são retirados às pressas em Picos

Imprimir

Foto: Reprodução/ Internet

Por Marina Sérvio e Paula Monize 

Populares registraram momentos de desespero no Hospital Regional Justino Luz, na cidade de Picos (a 313 km de Teresina), após um incêndio que teria começado na Ala B e depois se alastrado chegando a Ala C da unidade na madrugada desta quinta-feira (18).

Nas imagens, é possível ver o momento em que as chamas destruíam uma sala de atendimento, inclusive é possível ver os destroços de uma cama hospitalar. Em outros vídeos, pacientes estão em quartos completamente tomados pela fumaça antes da evacuação do local. E por fim, é possível ver os registros da retirada de pacientes, alguns em macas, outros caminhando com auxílio. 

Pessoas que recebiam atendimento, profissionais de saúde e acompanhantes se abrigaram na Praça Antenor Neiva que fica próximo a unidade e permaneceram lá aguardando transferência. Veja imagens.

 

 

O Cidadeverde.com/picos conseguiu conversar com familiares que estavam no momento em que aconteceu o incêndio.

“Parecia cena de filme terror. A gente gritando, pedindo ajuda e a fumaça tomando conta de tudo. Pacientes nas macas ainda nus, passando frio, outros enrolados com lençóis. Não tinha muito o que fazer, era tentar salvar a vida”, disse um familiar que não quis ser identificado e relata como tudo ocorreu.

Após o incêndio, parte dos pacientes foram remanejados para hospitais privados em Picos, outros permaneceram no Hospital Regional Justino Luz após algumas áreas da unidade serem liberadas, apesar do forte cheiro de fumaça no local.

Alguns pacientes e funcionários acabaram inalando fumaça e precisam passar por atendimento e uso de oxigênio. 

Nota de Esclarecimento

A Secretaria de Estado da Saúde informa que, por volta das 4 horas da manhã, desta quinta-feira (18), houve um foco de  incêndio na Ala B da enfermeira do Hospital Regional Justino Luz, em Picos, que já foi controlado pelas equipes do Corpo de Bombeiros. A Sesapi esclarece que não houve nenhum ferido. Os pacientes de baixo risco, que estavam internados na ala, caso haja necessidade, serão transferidos para os hospitais da região. A secretaria está acompanhando toda a situação da unidade de saúde, e aguarda o laudo do Corpo de Bombeiros para esclarecer o motivo do incidente.

O Corpo de Bombeiros deslocou duas equipes que trabalharam na retiradas de pacientes da unidade com auxílio de profissionais do Samu que participaram do resgate. Em seguida, as equipes extinguiram as chamas que atingiam o local.

A primeira chegou a casa de saúde e foi ajudar na evacuação de pacientes já realizada por profissionais de saúde.
Posteriormente uma segunda equipe foi deslocada para o local com o intuito de debelar as chamas. O fogo estava bem alto e os pacientes apresentavam falta de ar por terem inalado fumaça.

“Por volta de 3h40 a Polícia Militar ligou pra gente informando sobre o incêndio no Regional. Quando chegamos já vimos que o incêndio estava bem alto e a população estava em pânico. Juntamente com os profissionais conseguimos evacuar os pacientes e debelar o incêndio “, disse o Comandante do 4° Grupamento de Bombeiros Militar de Picos, tenente Medeiros. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais