Cidadeverde.com

Promotoria investiga falta de vagas em creches de Teresina e recusa de matrículas para deficientes

Imprimir

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com

 

Por Yala Sena 

A promotora de justiça, Flávia Gomes Cordeiro, instaurou investigação para apurar denúncias de falta de vagas para estudantes em Centros Municipais de Educação Infantil de Teresina e a recusa de escolas para matricular alunos com deficiência. 

“O cidadão, mãe, pai, responsável que não encontrarem vagas precisam buscar as ouvidorias, sobretudo a do Ministério Público. Não temos como resolver apenas com comentários em rede social, precisamos ser provocados. Não dar para ficar em bate-boca na rede social porque temos sistema para receber as denúncias”, disse a promotora.

Um dos Centros de Educação Infantil que está com falta de vagas é a Noé Cerqueira Fortes, do Portal da Alegria. O Cidadeverde.com conversou com a diretora Simone Sales que informou que a creche tem 31 vagas para maternal I (dois anos) e maternal II (três anos) e uma fila de espera de 50 matrículas.

“Encaminhei a lista de espera para a Semec, que me informou que está procurando uma escola mais próxima com salas disponíveis e não vai deixar de atender essas crianças”, disse Simone Sales.

Sobre a denúncia de compra de vagas, a diretora negou e disse que nenhuma denúncia foi oficializada.

“Isso não existe (venda de vagas), se ocorrer desconheço e estou tomando as providências para saber. Conversei com todos os funcionários e isso não existe”, disse 

Orientação da promotora

Para os pais e responsáveis que não conseguirem matricular seus filhos, a promotora Flávia Gomes recomenda acionar o MPE via Ouvidoria pelos seguintes canais.

São sete denúncias protocoladas até agora contra creches no centro de Teresina, mas tem reclamações contra uma escola do estado. 

Segundo a promotora, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação determina matrículas de alunos próximos a residência e para os irmãos dos estudantes. 

“Não temos falta de vagas para alunos acima de 4 anos, mas não temos a universalização das creches por isso essa procura”, disse a promotora.

Segundo a plano nacional de educação, o município precisa ampliar a oferta de vagas para creches em até 50%.  

Na segunda-feira (22), a promotora terá reunião com representantes da educação do município para saber as providências que estão sendo adotadas. 

 

 

Buscando solução para a fila de espera

A Secretaria Municipal de Educação informou que os Centros de Educação Municipal estão listando os pedidos de matriculas excedentes e encaminhando a Divisão de Assistência ao Educando (DAE) da Semec. 

A Secretaria busca as creches que podem receber os alunos próximo de sua residência. A Semec alega também que segue a legislação e que o órgão não recebeu  nenhuma denúncia de falta de vagas ou de recusa de matriculas para alunos com deficiência.   

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais