Cidadeverde.com

“Saúde de Teresina não é autossustentável e precisa ser revista”, diz presidente da FMS

Imprimir

 

Foto: Paula Sampaio/ Cidadeverde.com 

Por Paula Sampaio 

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Italo Costa, nesta sexta-feira (19), afirmou que o custeio da saúde de Teresina não é autossustentável. Segundo ele, o foco da nova gestão na pasta será a captação de receita, redução de evasão de receita e controle de custos.

O médico ainda admitiu que ou a gestão encontra um equilíbrio financeiro neste início de ano ou passará novamente por crise financeira no final de 2024. 

“A saúde de Teresina hoje não é autossustentável, é uma saúde que precisa ser revista do ponto de vista financeiro e a gente está atrás de recursos para poder equilibrar a balança e ao mesmo tempo fazer os controles de custos e desespesas da Fundação Municipal”, explicou. 

Foto: Arquivo/ Cidadeverde.com

O auditor-fiscal, ex-secretário de Finanças e ex-presidente do IPMT, Esdras Avelino, foi nomeado ontem para uma diretoria executiva da FMS, onde deve ser o responsável por essa reforma nas finanças da área. 

“Ele saiu da Secretaria de Finanças e está indo para a Diretoria de Regulação, Controle e Auditoria. É o coração da Fundação Municipal de Saúde no tocante da captação de receita e diminuição de evasão de receita, então, o foco dele ideal é tentar aumentar a receita da Fundação Municipal de Saúde ao mesmo tempo e controlar os custos e as despesas”, declarou. 

De acordo com Italo Costa, a intenção é aumentar a receita, controlar despesas e implementar melhorias na atenção primária, inspiradas por modelos observados em Fortaleza. O médico e o prefeito Dr. Pessoa estiveram na capital do Ceará no início dessa semana observando o modelo de gestão do município. 

“A gente está avaliando a viabilidade financeira para poder tentar adaptar e replicar aqui em Teresina. Não vai ser só na UBS móvel, mas toda uma estrutura com re adequação de fluxos, com melhoria na expressão dos medicamentos, e toda uma reestruturação para dar eficiência à atenção primária”, pontuou.

Leia também:

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais