Cidadeverde.com

Prefeitura institui comissão para incentivar produção orgânica e agroecológica em Teresina

Imprimir

Foto: Geirlys Silva / SAF

Foi publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (24) um decreto que cria a Comissão Municipal de Agroecologia e Produção Orgânica de Teresina. A comissão foi criada por conta de normativas do Governo Federal em relação à Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica.

A comissão tem por objetivo auxiliar a Secretaria Municipal de Produção Agropecuária (SEMP) em ações relativas ao desenvolvimento da produção orgânica no município de Teresina sobre uma perspectiva da agroecologia. O grupo é formado por 12 membros de entidades governamentais e 12 membros de organizações não-governamentais. 

Dentre os entes governamentais, a comissão contará com representantes da SEMPA, da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), da SAAD Rural, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da Embrapa, da Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Piauí, da Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), do Instituto Federal do Piauí (IFPI), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam).

Já entre as entidades não governamentais, terão representantes as associações que representam os horticultores da Cerâmica Cil, do Povoado Soim, do Povoado Ave Verde, da Comunidade Camboa, do Campo Agrícola da Serra do Gavião, do Assentamento Alegria, do Assentamento 17 de Abril, do Assentamento Santana Nossa Esperança, do Recanto do Santo Antônio e do Assentamento Vale da Esperança, além de representantes do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Teresina.

Teresina é considerada uma das capitais do Brasil com maior área rural, correspondendo a aproximadamente 80% do território do município. Atualmente, as áreas rurais de Teresina se destacam pela produção de hortaliças e frutas de diversas variedades, além da criação de animais.

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais