Cidadeverde.com

Vacina contra a dengue: Piauí não receberá doses do primeiro lote

Imprimir

Por Roberto Araujo

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (25) as regiões do Brasil que serão contempladas na primeira etapa da campanha de vacinação contra a dengue. O imunizante será aplicado na população de regiões endêmicas, em 521 municípios, a partir de fevereiro. Cidades de 16 estados brasileiros e o Distrito Federal foram contemplados, nenhuma do Piauí foi selecionada.

O processo foi organizado com os Conass e Conasems - órgãos representantes das Secretarias de Saúde dos estados e municípios - seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde, Leopoldina Cipriano, que também é membro do Conselho Nacional, disse que o Piauí não está incluso por conta dos critérios estabelecidos pelo Ministério. A escolha de critérios foi necessária por conta da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina

"Piauí não está entre os estados de maior alerta. Tem 17 estados de maior alerta e que têm grandes índices de infestação e que têm casos de dengue do sorotipo 2. Além do fator dos municípios de mais de 100 mil habitantes, tem o fator epidemiológico, com municípios que têm grandes índices de infestação", disse ao Cidadeverde.com

Critérios de escolha

As regiões de saúde selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2. Com isso, 16 estados e o Distrito Federal têm municípios que preenchem os requisitos para o início da vacinação a partir de 2024.

Serão vacinadas as crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra maior número de hospitalização por dengue – 16,4 mil de janeiro de 2019 a novembro de 2023, depois das pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi autorizada pela Anvisa. Esse é um recorte que reúne o maior número de regiões de saúde. O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Leia também: Nova vacina contra a dengue chega ao Brasil

A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses. A primeira remessa com cerca de 757 mil doses chegou ao Brasil no último sábado (20). O lote faz parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica. Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está com entrega prevista para fevereiro. Além dessas, o Ministério da Saúde adquiriu o quantitativo total disponível pelo fabricante para 2024: 5,2 milhões de doses. De acordo com a empresa, a previsão é que sejam entregues ao longo do ano, até dezembro. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses.

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal. O Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue em dezembro de 2023. A inclusão foi analisada de forma célere pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS), que recomendou a incorporação.

Com informações do Ministério da Saúde

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: vacinadengue