Cidadeverde.com

Agricultor mostra terra que parece “queimar por dentro” em Ipiranga do Piauí

Imprimir

Desde 2022, o agricultor Luíz Gonzaga, tem presenciado a terra de sua propriedade expelir “fumaça”. O fato vem ocorrendo no município de Ipiranga do Piauí, distante 53 km de Picos. 

A reportagem da TV Cidade Verde Picos foi contar essa história. A terra de 123 hectares apresenta rachaduras, expele fumaça e tem um aspecto de queima. Duas vacas e árvores já foram queimadas.

“Aqui da minha terra eu avistei uma fumaça na terra do vizinho. Aí eu fui verificar e aí vi a fumaça subindo, uma cratera aberta. Só que observei que tinha uma área bastante queimada e essa fumaça nunca cessou. No tempo de seca, a quentura da terra é grande. Duas vacas já caíram, uma ficou totalmente queimada, ficou só a ossada. A outra ficou queimada e eu consegui tratá-la por seis meses”, disse o agricultor.

O professor e géografo, Elton Arruda, informa que o terreno de Luís fica em um leito de rio que deixou de existir há mais de quatro décadas e todo material orgânico acumulado debaixo da terra continua a ser decomposto gradativamente, causando a liberação de gases e fogo.

“A hipótese mais plausível, cientificamente falando, é que que seja um gás que emite um cheiro ruim, tipo peixe podre. Ao entrar em contato com esse gás por meio do pisoteio, tem esse cenário”, concluiu.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais