Cidadeverde.com

Fotos mostram queimadura em olhos de pacientes após uso de pomada para modelar cabelos

Imprimir

Foto: Ascom/Dra. Aline Guimarães

Por Rebeca Lima 

Imagens dos olhos de uma das mulheres atendidas no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) neste domingo (28) e segunda-feira (29) após usar uma pomada para modelar cabelos mostram como o globo ocular das pacientes ficaram após o produto entrar em contato com a região.

Segundo a médica oftalmologista Aline Guimarães, a paciente, que não conseguia abrir os olhos, relatou muita dor e irritação.

“Estavam sentindo muita dor, os olhos fechados, não enxergavam nada, irritação e lacrimejamento. Fui examiná-las através da biomicroscopia e no exame percebi que havia uma queimadura de córnea e também da parte conjuntival do olho”, disse.

Ainda de acordo com Aline Guimarães, a pomada possui fórmulas com composições químicas tóxicas à pele e mucosas dos olhos que são capazes de provocar grandes danos à visão.

“Foi uma queimadura química provocada pela pomada modeladora em que elas colocaram para fixar o penteado e que a chuva e o calor podem fazer com que ela se desmanche e caia pela ação da gravidade na cavidade do olho. Então, teve a queimadura, a reação química”, acrescentou.

 

Anvisa proíbe comercialização de 1,2 mil marcas de pomadas modeladoras

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou, em 29 de dezembro de 2023, os registros de 1.266 pomadas sem enxágue, ceras e sprays para modelar, trançar ou fixar cabelos. A lista completa com os nomes dos produtos e o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) de cada um dos fabricantes foi publicada no Diário Oficial da União do último dia útil do ano passado.

De acordo com a agência reguladora, os produtos cancelados não atendem às novas regras para pomadas estabelecidas em setembro de 2023, em decisão colegiada da Anvisa (RDC 814/2023), após as ocorrências de janeiro e fevereiro.

Desde setembro, é considerado descumprimento da norma ter o nome “pomada”, mesmo que em outros idiomas, no rótulo do produto ou ter na fórmula química a concentração igual ou superior a 20% de álcoois etoxilados.

O caso

Com a proximidade do carnaval, muitas prévias carnavalescas estão sendo realizadas, e somente neste domingo (28) e segunda-feira (29), o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) atendeu 21 mulheres que tiveram queimaduras oculares com o uso de pomadas para modelar e trançar os cabelos. As queimaduras variaram do grau 1 ao 4.

O diretor do HUT, médico Élio Rodrigues, pontuou que quem ficar ferido deve buscar imediatamente atendimento médico. “Essas pacientes precisam ser prontamente atendidas. Uma das recomendações em casa é lavar bem com água corrente para tirar o excesso do produto e ir para uma emergência oftalmológica”, explicou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais