Cidadeverde.com

Candidata que casou ao terminar prova do Enem é aprovada em Ciências da Natureza na UFPI

Imprimir

Foto: Arquivo Pessoal

D'likejany Barros e o marido José Francisco

Por Bárbara Rodrigues

A auxiliar de escritório D'likejany Barros, de 42 anos, que teve que sair às pressas da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para não perder sua cerimônia de casamento em Teresina, descobriu nesta terça-feira (30) que passou no curso de licenciatura em Ciências da Natureza, pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), no campus Petrônio Portella.

Ela já tinha tirado 960 pontos na redação, e afirmou que ficou surpresa ao ver que passou no curso que tanto desejava. A surpresa foi maior, porque no dia da prova ela iria se casar, e teve que responder com pressa as questões da prova para não perder a cerimônia de casamento comunitário realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PI) que oficializou a união de 300 casais. 

“Saber que eu estava aprovada, me deixou muito feliz. Não esperava. Primeiro, eu não queria nem abrir o sistema, porque achava que eu não ia ter um bom resultado. Eu não tive muito a oportunidade de ler, devido ao tempo, porque eu tinha que ir à cerimônia do meu casamento. Então, o que eu fiz no primeiro dia foi uma redação maravilhosa, eu gostei muito, eu me dediquei muito naquela redação, e as questões em si eu não consegui ler muito bem. As provas do Enem começaram 13h30 e eu tinha que estar no Tribunal de Justiça às 17h”, revelou.

 

D'likejany Barros afirmou que nos anos 2000 terminou o ensino médio e tentou por duas vezes passar no vestibular, mas não conseguiu. Posteriormente, ela fez um curso de Técnica em Agrícola, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), mas sempre ficou com um sonho de conseguir uma graduação. Ao ver o filho se preparando para o Enem, decidiu fazer a prova.

“Com o tempo eu acabei abandonando o meu sonho, mas como meu filho foi fazer o Enem, eu disse que queria fazer também, que a gente poderia estudar junto e assim foi feito. Então uma das minhas motivações foi o meu filho, e também a minha família, pois venho de uma família toda universitária, e eu sendo a mais velha, era algo que queria e agora fico feliz de poder proporcionar isso. Hoje estou muito feliz de conseguir realizar esse sonho, eu não acreditava que iria fazer um curso em uma universidade federal neste ano, mas eu consegui e não desisti de nenhuma das partes, nem da prova e nem de casar”, destacou.

Foto: Arquivo Pessoal

D'likejany Barros e o filho

A nova universitária disse que batalhou muito para conseguir estudar. “Eu trabalho de 8h às 18h, meu horário de estudo era no almoço, eu pegava meu horário de almoço para estudar, principalmente redação, história e português. No final de semana, o pouco de tempo que tinha, pois tinha que cuidar da casa, eu assistia aulas online pelo Youtube e lá fui me concentrando, pegando alguns macetes, e pegando provas anteriores do Enem também”, relatou.

Ela disse que quem deseja um curso superior, não deve desistir do seu sonho.

“A dica que eu dou para quem quer fazer a prova é que nunca desista. Principalmente para as mulheres, mães e donas de casa que acham que não tem como. Eu digo que tem sim como entrar, tem sim, é só estudar e se concentrar no que fazer, é só pegar as aulas online, estudar, tinha questões que mesmo que eu não tivesse afinidade, eu pegava algo, então corra atrás que dá certo”,  ressaltou.

Devido à instabilidade no sistema do portal do Sisu, o filho de D'likejany Barros ainda não conseguiu conferir se passou.

Foto: Arquivo Pessoal

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais