Cidadeverde.com

Em Natal, Rafael Fonteles participa da posse de Fátima Bezerra como presidente do Consórcio Nordeste

Imprimir

Foto: Divulgação CCom

Em Natal (RN), o governador Rafael Fonteles participou, nesta quarta-feira (31), da solenidade que marcou a posse da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), como a primeira mulher presidente do Consórcio Nordeste.

Em suas redes sociais, o governador do Piauí exaltou a importância do momento. "É a primeira mulher à frente deste Consórcio, criado em 2019. É um dia histórico e significativo para nós, governadores e governadoras dessa região belíssima, de grandes riquezas e potencialidades. É um momento para reafirmar o nosso compromisso e reforçar a união em torno das pautas importantes para a região e para o Brasil", disse Rafael Fonteles.

Participaram do evento os governadores de todos os estados do Nordeste, a exceção do Ceará. A vice, Jade Romero, participou representando o governador Elmano de Freitas. O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, que foi presidente do Consórcio Nordeste enquanto foi governador do Piauí, também participou do evento.

Ao final da cerimônia de posse da nova presidente, foi realizada uma assembleia geral do Consórcio Nordeste, o primeiro sobre a presidência de Fátima Bezerra. “Focamos em temas como monitoramento das obras do PAC, Fundo Caatinga, o comitê científico que monitora o clima e várias outras questões de cooperação entre os estados, além de discutir, com a presença do ministro Wellington Dias, o combate à fome e a redução da pobreza”, explicou Fonteles.

Consórcio Nordeste

O Consórcio Nordeste foi criado em 2019 para ser o instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove estados da região Nordeste do Brasil: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Os principais objetivos do Consórcio Nordeste são promover a integração regional; atrair investimentos; articular e implementar políticas públicas integradas; ampliar e modernizar a infraestrutura de exploração dos recursos naturais da região; buscar parcerias com o setor privado; realizar compras privadas; e promover o desenvolvimento sustentável, respeitando o meio ambiente e a democracia.

O Piauí já teve um governador à frente do Consórcio Nordeste entre os anos de 2020 e 2022. Na época, o então governador do Estado, Wellington Dias, liderava discussões importantes em meio à pandemia, especialmente sobre as vacinas contra a Covid-19.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais