Cidadeverde.com

Indicador do Ministério da Saúde atesta qualidade da saúde municipal de Amarante

Imprimir

O município de Amarante registrou bons resultados no Indicador Sintético Final (ISF) do Ministério da Saúde. O dado, conhecido como Previne Brasil, é o resultado da avaliação do desempenho das equipes Saúde da Família (eSF) e equipes de Atenção Primária (eAP) e determina o valor do incentivo financeiro a ser transferido ao município.

Amarante registrou notas 9,56 para o primeiro quadrimestre; 9,41 para o segundo e 9,96 para o terceiro. Os indicadores são calculados com base nos dados registrados no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (Sisab), sendo monitorados a cada quadrimestre, periodicidade na qual o Indicador Sintético Final (ISF), uma nota calculada a partir dos indicadores que mensuram o desempenho do município, é medido. 

Para o prefeito Diego Teixeira, esta é uma vitória para o município. "Com os indicadores neste nível, vamos garantir recursos federais que permitam a manutenção e investimentos na saúde. É mais desenvolvimento para o nosso povo em uma área tão necessária", considera.

De acordo com Ana Tércia Carvalho, secretária de Saúde de Amarante, os parâmetros do Ministério da Saúde mostram o comprometimento das equipes em fazer um bom trabalho. "Estes índices avaliam a saúde como um todo, desde a maternidade até índices de doenças e o acompanhamento delas. Estamos com excelentes resultados com o trabalho realizado no ano passado, ao longo de três quadrimestres", avalia.

O valor do incentivo financeiro do pagamento por desempenho é determinado pelo ISF e vale para os repasses dos quatro meses subsequentes à aferição. Os números dos sete indicadores são constituídos pelas pessoas acompanhadas pela atenção básica de cada município.

Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais