Cidadeverde.com

Segurança vai devolver 1 mil celulares roubados e novo foco da polícia é quadrilha que atua em shows

Imprimir

Foto: Ascom/Segurança do Piauí

Por Yala Sena

A Operação Interditados rompeu as divisas do Piauí e ganhou aliados em outros estados. Em reunião com representantes da Secretaria de Segurança Pública do estado de Alagoas, o delegado Matheus Zanatta informou, na manhã desta terça-feira (6), que a Operação Interditados focará em uma quadrinha interestadual especializada em roubo de celulares em shows e grandes eventos.

Segundo Zanatta, os criminosos roubam os celulares durante eventos no Piauí e vendem em outros estados. 

“Os celulares roubados estão sendo levados para outros estados da federação. No último sábado, conseguimos efetuar a prisão em flagrante de uma pessoa do Maranhão que furtou 13 celulares no Corso e estamos aprofundando a investigação para prender grupos criminosos que vêm de outros estados e vão em grandes eventos para roubar aparelhos celulares” disse Matheus Zanatta.

Devido ao sucesso da operação Interditados, Ceará, Alagoas e Maranhão estão em contato com a Secretaria de Segurança do Piauí para levar a experiência para seus estados. 

Balanço da operação Interditados:

Mais de 3.300 celulares recuperados
54 lojas alvos
15 mandados de prisão preventiva contra empresários
150 medidas cautelares
O projeto tem três frentes: as blitz onde faz as consultas do IMEIs, as intimações em massa e as operações interditados que ataca os receptadores.

 

O chefe do setor de Inteligência da Secretaria de Segurança de Alagoas, o tenente-coronel Raumário Santos, disse que é um sucesso a experiência da operação Interditados.

“A realidade e a mecânica do roubo de celulares são similares em várias regiões do Nordeste e as divisas são um facilitador para cometer o crime e temos que superar essas dificuldades. Estamos no Piauí buscando o case de sucesso”, disse Raumário Santos. 

Foto: Yala Sena

Delegado Matheus Zanatta e o chefe do setor de Inteligência de Alagoas, o tenente coronel Raumário Santos


Mais de 1 mil celulares serão entregues

Zanatta disse que este ano a Secretaria trabalha para entregar para as vítimas mais de 1 mil celulares roubados. 

“Este ano vamos dar continuidade a operação interditados. Queremos dobrar o número de mandados judiciais cumpridos e também mandados de prisão.  Vamos dar continuidade as intimações em massa e este  ano vamos diminuir ainda mais o número de roubo e furto no Piauí e Teresina.

Ano passado, houve uma diminuição de quase 40% de roubo e furto de celulares em Teresina e 31% no Piauí.

“Ano passado a gente tinha uma média diária de 39% celulares roubados em Teresina e no final do ano passado chegamos com uma diminuição de 19% por dia, uma redução de mais de 50%”.

Veja também:

Dicas para proteger o celular em shows:

Não coloque o celular no bolso traseiro;
Ative as configurações de rastreamento de celulares;
Use bolsa mais segura para guardar o celular;
Escolha um lugar seguro para usar o celular;
Em caso de furto, bloquei o celular;
Redobre as atenções.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais