Cidadeverde.com

Dengue: Centro de Zoonoses pode acionar justiça para vistoriar imóveis fechados em Teresina

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com


Por Yala Sena

A gerência do Centro e Controle de Zoonoses poderá acionar a Justiça para conseguir entrar em imóveis fechados ou abandonados em Teresina para combater o Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika e da chikungunya. Nesta sexta-feira (9), os agentes de saúde vão entrar em um imóvel que fica no bairro Promorar, zona Sudeste da capital, e que está fechada.  

Em Brasília, a 3ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal concedeu alvará judicial para que agentes de saúde possam ingressar em imóveis fechados, abandonados e naqueles em que for recusado o acesso, para combater o mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e do chikungunya.

A residência fechada foi denunciada por moradores da região ao próprio gerente de Zoonoses, Élcio Leite, durante entrevista. Ele verificou que o imóvel está sem moradia há cerca de 10 anos e com risco de criadouro do Aedes. A dona da residência foi localizada e autorizou a entrada dos agentes. 

Élcio Leite garantiu que todas as medidas serão adotadas para combater a proliferação da dengue. Segundo ele, se for necessário, a prefeitura acionará a justiça para ter autorização a ingressar nos imóveis fechados, abandonados ou com morador que recuse a entrada dos agentes. 

“As casas fechadas e até a recusa de moradores nós podemos entrar com medidas judiciais, a exemplo de Brasília, já que vira uma jurisprudência, a Súmula Vinculante. A gente recorrerá aos mecanismos necessários para eliminar o mosquito da melhor maneira possível”, disse o gerente.

Segundo ele, a responsabilidade de eliminar o Aedes é de todos, já que é uma doença “assombradora”.

“É essencial combater lá no berçário, onde 75% dos criadouros estão dentro de casa”, informou o gerente.

Maior foco na zona Sudeste

Em Teresina, o grande Dirceu concentra o maior número de foco do Aedes aegypti, segundo levantamento da Fundação Municipal de Saúde (FMS). 

O Centro de Zoonoses solicitou ajuda do Exército, mas o 25º BC alegou falta de contingente neste momento e somente em abril. Em Teresina, foram registrados 247 casos de dengue e, no ano passado, foram 440 casos com dois óbitos. 

A Gerência de Zoonoses lançou o calendário ecoepidemiológico, uma ferramenta que vai ajudar no trabalho de campo dos agentes de endemias que atuam no combate ao Aedes aegypti. 

Acionar as imobiliárias 

O presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde de Teresina, Antônio Jorge Secretário, defendeu que os agentes entrem nas residências fechadas ou abandonadas sem autorização judicial, para eliminar os focos de dengue.

“Defendo que busque inclusive as imobiliárias para ter acessos as casas fechadas que serão alugadas. No Centro de Teresina há muitos imóveis fechados, de uma casa que é permitida, 10, 20 estão fechadas”, disse. 

Outra sugestão do sindicado é disponibilizar adicional extra para plantões nos finais de semana. 

 

 

Dicas para prevenção da dengue: 

Utilize repelente; 
Cubra a maior parte do corpo em áreas de risco;
Elimine focos de água parada; 
Coloque telas em janelas e portas; 
Aplique inseticidas e larvicidas.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais