Cidadeverde.com

Colmeias de abelhas são retiradas do Aeroporto de Teresina

Imprimir

O Aeroporto de Teresina passou por um processo de remoção de abelhas que estavam localizadas no sítio aeroportuário. De acordo com a empresa CCR Aeroportos, que administra o aeroporto da capital, a ação teve por objetivo retirar os animais do local sendo transportadas para um habitat adequado. 

As abelhas removidas são da espécie Abelhas apis Mellifera, conhecidas popularmente como abelhas do mel. Para o apicultor Wener Bastos, que atua há 40 anos na área, ações como essa são importantes para a preservação da espécie.

“Antigamente era comum as pessoas matarem as abelhas quando encontravam enxames, mas hoje, já transportamos todas elas para o destino certo que são os apiários”, destaca o especialista.

Todo o processo de migração dos enxames do terminal seguiu protocolos rigorosos de segurança, que são imprescindíveis para uma remoção sem incidentes.

“Para trabalhar com as abelhas é importante que o apicultor utilize as ferramentas de proteção como o macacão, máscara, luvas e fumigador. A fumaça traz uma sensação de perigo, o que faz com que elas se enchem de mel e fiquem mais lentas, evitando que saiam ferroando o que encontrarem pela frente. Fazemos a fumaça de forma segura com a queima de maravalha e pó de serragem. O transporte das abelhas também é feito em veículos apropriados em condições teladas com ventilação”, explica o apicultor.

Além da preservação, os enxames serão utilizados para a produção de mel e cera. “Uma das premissas da CCR Aeroportos é contribuir com o desenvolvimento da região nas cidades onde opera. A remoção das abelhas de forma sustentável colabora com o salvamento da espécie”, pontua Ingrid Mimoso, Gerente do Aeroporto de Teresina.

O apicultor frisa ainda que é importante a população ficar atenta e sempre buscar um profissional especializado em casos de colmeias, já que elas podem ser encontrados em qualquer lugar. “Onde tiver uma tampa ou uma fresta, as abelhas podem fazer suas casas”, ressalta. Matar abelhas é considerado crime ambiental de acordo com a Lei de Crimes Ambientais.

 

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: abelhas