Cidadeverde.com

Equatorial Piauí faz alerta para o riscos de acidentes com energia elétrica em obras ou reformas

Imprimir

Foto: Equatorial Piauí

A Equatorial Piauí fez um alerta e divulgou algumas dicas nesta sexta-feira (16) sobre como evitar acidentes com energia elétrica na construção civil.

Para a construção, reforma ou reparo de um imóvel, é necessário, em alguns casos cumprir algumas obrigações legais, como os projetos técnicos, e sempre ter atenção com a segurança, incluindo a rede elétrica.

“Para as atividades que envolvem obras é fundamental o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs), mas verificamos casos onde os profissionais trabalham de forma desprotegidas.Desde uma pequena intervenção a uma grande, é necessário ficar atento aos critérios de segurança, o que pode salvar vidas”, ressaltou o Executivo de Segurança da Equatorial Piauí, João Porfírio.

A Equatorial alerta para a distância segura da rede elétrica para evitar acidentes.

“Para atuação em obras, reformas ou reparos, é necessário manter uma distância segura de pelo menos três metros da rede elétrica e ter atenção às atividades executadas. Mas, infelizmente, temos registrado o descumprimento dessa orientação, em alguns casos resultando em acidentes, que podem até ser fatais. E caso o imóvel esteja com uma distância menor que três metros da rede, o responsável pela intervenção deve procurar a Equatorial para orientações sobre o deslocamento da rede ou verificar a possibilidade de um desligamento na área”, explicou João Porfírio.

Conheça mais dicas para evitar acidentes com energia elétrica na construção civil:

  • Toda e qualquer instalação elétrica deve atender os padrões técnicos recomendados pela ABNT, serem executada e/ou fiscalizada por um profissional capacitado e habilitado na área;
  • Manter uma distância segura da rede elétrica. No momento da construção, os andaimes e demais partes da obra devem obedecer a distância mínima de segurança: 3m da rede elétrica. Usar sempre tapumes ou andaimes com anteparo que permitem isolar a área de trabalho e impeçam a aproximação/contato de equipamentos e ferramentas com a rede elétrica;
  • Não manusear objetos próximos à rede elétrica, principalmente os metálicos e de grande porte;
  • Evitar o uso de “gambiarras” ou improvisos, pois esse tipo de instalação apresenta situações de risco como cabos descascados, fios mal isolados e emendas malfeitas, além de gerar fugas de corrente aumentando os riscos de choques e curto-circuito;
  • Ter cuidado redobrado com veículos de grande porte (caminhões, guindastes, escavadeiras ou betoneiras) para que não encoste na rede elétrica;
  • Utilizar apenas materiais certificados pelo Inmetro, pois atende os padrões de qualidade e segurança previstos na legislação, garantido o controle dos riscos elétricos na construção civil.
  • Em caso de acidentes envolvendo choque elétrico, não se deve tocar na vítima e ligar para a emergência, no 193 ou 192. E ocorrendo em via pública, é preciso acionar a Equatorial por meio da central 0800 086 0800, para que a distribuidora realize o desligamento da energia do local.

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais