Cidadeverde.com

Governador reunirá secretários para apresentar plano contra efeitos do El Nino no Piauí

Imprimir

Fotos: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Por Paula Sampaio

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) vai apresentar na segunda-feira (19) a Operação Água e Vida. Segundo o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, será um plano de contingência para minimizar os efeitos do El Niño no estado. 

Na data, Rafael Fonteles deverá reunir pelo menos 10 secretários e o comandante do Corpo de Bombeiros no Palácio de Karkak. 

“A Operação articulará ações dos vários órgãos estaduais em alguns eixos principais”, explicou Bonfim. 

A ação irá contar com o apoio da Secretaria de Estado do Planejamento, Instituto de Desenvolvimento do Piauí, Secretaria da Agricultura Familiar, Agespisa, Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Secretaria de Estado da Defesa Civil, Secretaria da Irrigação e Infraestrutura Hídrica, Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Secretaria de Infraestrutura, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Corpo de Bombeiros Militar.

O plano de ação terá seis eixos principais de atuação: Gestão Institucional Integrada, Segurança Hídrica, Segurança Alimentar, Sustentabilidade Econômica, Conhecimento e Inovação e Prevenção e Combate a Incêndios.

El Nino

O Piauí, como grande parte do Nordeste brasileiro, é caracterizado pelo clima semiárido, com frequentes períodos de seca. As mudanças climáticas, intensificadas em 2024 pelo El Niño, aumentam a severidade e imprevisibilidade das precipitações, exigindo medidas preventivas para garantir o bem-estar da população e a preservação dos recursos naturais.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais