Cidadeverde.com

Dubai será a primeira cidade do mundo a ter táxi aéreo elétrico

Imprimir

Dubai, nos Emirados Árabes, terá táxi aéreo totalmente elétrico. Com autonomia para voar até 161 quilômetros de distância, o veículo tem capacidade para levar 4 passageiros além do piloto e fará parte do sistema de transporte conectado ao metrô.

Nesta semana ele foi um dos grandes destaques da Cúpula Mundial realizada em Dubai. O governo local assinou um acordo com a empresa norte-americana que desenvolve o veículo para lançar o serviço até 2026, mas a companhia corre para tentar disponibilizar a novidade já no ano que vem.

Por dentro, o táxi aéreo é confortável e espaçoso, além de ser sustentável. Khaled Alawadi, diretor do sistema de departamento de transportes de Dubai, diz que a cidade tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida e aumentar a felicidade dos moradores.

Na fase inicial, o serviço vai estar disponível em quatro localidades de Dubai e será conectado a outros meios de transporte, como o metrô, agilizando o vai e vem na metrópole.

Uma viagem a partir da famosa região hoteleira de Palm Jumeirah até o aeroporto dura 45 minutos de carro. Com o táxi aéreo, o tempo será reduzido para apenas 10 minutos. O pouso e decolagem são feitos de forma vertical, o que também diminui o espaço necessário para manobras. E a aeronave é 100 vezes mais silenciosa que os helicópteros convencionais, segundo a companhia.

Para Matt Derkach, que chefia o design do táxi aéreo elétrico, o modelo pode ser aplicado em qualquer cidade do mundo com muito congestionamento. Segundo o norte-americano, o próximo passo agora é descartar a necessidade de um piloto no comando dos novos veículos.

A aeronave pode atingir uma velocidade máxima de 320 quilômetros por hora. Para recarregar, leva apenas 10 minutos. A proposta é justamente economizar tempo e fugir dos engarrafamentos. O primeiro teste do táxi aéreo elétrico foi feito em Nova York no fim de 2023.

Fonte: Sbt News

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais