Cidadeverde.com

Piauí tem previsão de temporais com acumulados de chuvas podendo chegar aos 250 milímetros

Imprimir

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Por Breno Moreno (com informações do Climatempo e Inmet)

O Piauí voltou a ficar sob alerta para temporais neste sábado (17), com previsão para acumulados de chuva podendo chegar aos 250 milímetros (mm) até a próxima sexta-feira (23). Segundo o Climatempo, há possibilidade de fortes precipitações acompanhadas de rajadas de vento de mais de 80km/h e descargas elétricas no Sul do estado e chuvas mais isoladas e de grande volume em Teresina.

De acordo com a empresa de monitoramento meteorológico, esse cenário é decorrente da circulação de ventos nos diferentes níveis da atmosfera e a entrada constante de umidade do mar para o continente, proporcionando assim a formação de nuvens carregadas. Outro fator é a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mais posicionada próximo à costa Norte nordestina. 

Foto: Reprodução/Climatempo

nordeste_risco_feed

Neste domingo (18), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas em todo o estado. Para municípios da região Centro-Norte, a previsão é perigo potencial com acumulados de até 50 mm ao dia e ventos variando entre 40km/h e 60km/h. Já no Sul do estado, o alerta laranja é de perigo para chuvas de até 100 mm e ventos intensos, podendo chegar aos 100 km/h.

Orientações para essas situações:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais