Cidadeverde.com

Como converter arquivos PDF com facilidade pelo celular

Imprimir

Imagem de bssmadeit por Pixabay

Atualmente, existem muitos formatos de arquivos, mas nem sempre o documento desejado está como o usuário quer. Para a troca de informações mais importantes, como trabalhos acadêmicos e contratos, por exemplo, as pessoas costumam disponibilizá-las em PDF. Porém, se o recebedor precisar fazer algum ajuste poderá ter dificuldade, se não tiver o Adobe instalado.

A boa notícia é que da mesma forma que é fácil escolher o formato do arquivo que irá compartilhar, é possível convertê-lo em poucos minutos, inclusive do celular. No entanto, muitos ainda não conhecem essa possibilidade. Confira a seguir como converter PDF em Word ou outro tipo de documento!

Como converter arquivos PDF pelo celular

A conversão de PDF para outro formato pode ser realizada de duas maneiras: por um site ou aplicativo. Veja as particularidades de cada opção!

Por um site

Existem alguns sites que oferecem a opção de conversão de arquivos de PDF para outro formato. O Small PDF é um dos mais conhecidos e seguros, e que oferece várias possibilidades aos usuários. Eles podem mudar o documento para Word, Excel, PPT, etc.

No site, é só clicar para inserir o arquivo que deseja converter, encontrá-lo e depois confirmar no botão para converter. O procedimento é feito em questão de segundos. Quando estiver concluído, o site avisará que pode ser feito o download do documento.

Vale notar que a conversão pelo site ocorre da mesma forma seja pelo celular ou laptop. Porém, em algumas situações, pode não ser tão prático, pois exige conexão à internet. Para esses casos ou para se o usuário quiser mais facilidade sem necessitar entrar em uma página web, é só instalar um aplicativo.

Por um aplicativo

O processo para converter um arquivo PDF no aplicativo também é bastante simples. A diferença principal é que isso pode ser feito sem precisar da internet. Além do mais, em algumas plataformas, há recursos adicionais para o uso no celular.

Uma funcionalidade interessante que boa parte dos aplicativos oferece é a de escanear documentos e salvá-los em PDF. Dessa forma, não é necessário ter uma impressora com esse recurso, bastando ter um celular na palma das mãos.

A atenção deve ficar com o sistema escolhido, já que nem todo programa está disponível para iPhone e Android. Outro ponto importante é se certificar do cuidado com que a plataforma tem com os dados, afinal, é possível que o usuário esteja querendo trabalhar com informações confidenciais.

Vantagens e possibilidade de converter arquivos PDF

Embora o formato PDF seja bastante útil, há situações em que ele não é suficiente para o que se deseja. Por exemplo: uma pessoa precisa usar as informações que estão em PDF em uma planilha. Simplesmente copiar e copiar os dados não será possível, fazendo com que o conteúdo perca a formatação.

Para esse e outros casos, é indicado fazer a conversão direta dos formatos, o que, como se viu, leva poucos minutos. O PDF pode ser convertido para Word, Excel, PPT e JPG. Da mesma forma, todos esses formatos podem se transformar em PDF.

Em algumas situações, a mudança de formato pode ser feita de maneira gratuita. Em geral, os sistemas oferecem a gratuidade para um número limitado de conversões por mês e/ou para arquivos menores, ou seja, de poucas páginas. Caso seja necessário, o usuário pode assinar um plano e ter acesso a recursos ilimitados.

Além das conversões, as plataformas dispõem de funcionalidades para organizar os documentos PDF - juntando e dividindo sem precisar trocar o formato -, assiná-los, protegê-los por meio de uma criptografia  e muito mais. Em geral, esses recursos são mais demandados nas empresas, onde a troca de arquivos faz parte da rotina. Para um usuário comum, a necessidade maior tende a ser a conversão e a diminuição no tamanho dos documentos.

Independentemente de qual seja a necessidade, é possível trabalhar com os documentos PDF com facilidade. Para quem precisa convertê-los e, assim, editar as informações, há vários sistemas on-line que fazem a tarefa em poucos segundos. Também é possível baixar um aplicativo com essa funcionalidade e converter mesmo se tiver offline. Vale notar que as ferramentas para celular oferecem ainda muitos outros recursos, incluindo o de escanear documentos.

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: