Cidadeverde.com

Cidades com mais registros de casos de dengue contarão com carros fumacês

Imprimir

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), liberou a circulação do carro fumacê em municípios com a situação de alerta em caso de dengue. A medida faz parte da intensificação de ações de combate à dengue no Piauí, devido ao aumento de 8% nos casos prováveis da doença, de acordo com o boletim da 7ª Semana Epidemiológica de 2024.

O supervisor de entomologia da Sesapi, Ocimar Alencar, destacou que a liberação do carro fumacê é uma medida emergencial para auxiliar os municípios que enfrentam dificuldades no controle da doença. Ele ressaltou a importância da colaboração da população na eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e chikungunya, por meio da manutenção da limpeza dos ambientes domésticos e da eliminação de água parada.

Apesar do aumento nos casos prováveis de dengue, o estado não registrou nenhuma morte relacionada à doença. A cidade de Teresina lidera a lista de municípios com o maior número de casos prováveis, seguida por Bom Jesus, Currais, Ribeiro Gonçalves e Parnaíba. Em relação à Febre Chikungunya, houve uma redução significativa de 89,8% na incidência da doença em comparação com o ano anterior.

A Pesquisa Entomológica do Aedes aegypti e do Aedes albopictus (LIRAa/LIA) de 2023 identificou que 195 municípios alcançaram índices satisfatórios, 20 estão em estado de alerta e nenhum apresenta surto de arboviroses.

A Sesapi continua monitorando a situação e reforçando as medidas de combate à dengue no estado, visando a redução dos casos da doença e a proteção da população.

Ccom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais