Cidadeverde.com

Atrativos turísticos naturais do Piauí serão monitorados, afirma Defesa Civil

Imprimir

Foto: Divulgação/Conheça o Piauí

Cachoeira de Saquarema, em Capitão de Campos

Os atrativos naturais do Piauí passarão a ser monitorados, segundo a Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí. A ação faz parte da campanha Banho Seguro, e o objetivo é conscientizar os banhistas sobre os riscos de afogamento e informar medidas de prevenção para evitar esse tipo de ocorrência.

A iniciativa também busca reforçar junto à população os cuidados e a atenção redobrada diante do aumento do volume das chuvas, nesse período em que muitos turistas optam por se deslocar para locais que incluem como lazer o banho em rios, lagoas, balneários, cachoeiras e açudes.

Leia também: 

Werton Costa, diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, enfatizou que a campanha não se limita à sensibilização do público-alvo, mas também engloba ações práticas, como sinalizações e capacitação.

“A sinalização é necessária para orientar o banhista sobre características de profundidade, vazão, correnteza e risco. A intervenção educativa significa o contato direto dos órgãos públicos promotores da campanha com os usuários da área de banho, mas também com aqueles que querem obter renda com o espaço. A capacitação preventiva será o trabalho formativo junto a determinados segmentos diretamente envolvidos com a exploração econômica das áreas de banhos”, explica o gestor.

Ainda segundo ele, as equipes seguirão um cronograma e, no mês de março, será iniciada a campanha de conscientização nas barragens e cachoeiras.

“Mais de 20 cachoeiras serão visitadas pelas equipes envolvidas. Faremos a abordagem corpo a corpo, a entrega de prospectos e panfletos de orientação. Também precisamos contar com o apoio daqueles que têm a expertise, o conhecimento sobre as peculiaridades das áreas de banho”, finaliza Werton Costa.

A campanha é realizada em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Segurança e Polícia Militar.

Para o gestor da pasta do Turismo, José Neto Monteiro, esse é um trabalho importante de integração entre as equipes e que se estenderá por todo o ano.

“Nesse período, o fluxo de turistas aumenta nesses locais que, além de bonitos, são atrativos para a diversão. Porém, é preciso ter muita cautela com os riscos, por isso a importância de mantermos a campanha com ações de conscientização. Fomos procurados pela equipe da Defesa Civil e prontamente abraçamos a iniciativa, que é necessária não somente em períodos específicos, como em todo o ano. O nosso objetivo é fazer com que os turistas curtam, apreciem nossas belezas, mas com segurança”, frisa Monteiro.

 

Da Redação 

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais