Cidadeverde.com

Governo marca para outubro início de obras de usinas do projeto de Hidrogênio Verde

Imprimir

 

Por Idria Portela e Roberto Araujo

O governador Rafael Fonteles anunciou, juntamente com o presidente da Solatio Energia, Pedro Vaquer, que ficou marcado para o mês de outubro de 2024 o início das obras da construção da primeira usina solar para o projeto de produção de Hidrogênio Verde do Piauí. A usina será sediada na Zona de Pocessamento de Exportação (ZPE) de Parnaíba, no litoral do Piauí.

O anúncio foi feito em coletiva de imprensa após uma reunião entre o governador e o empresário. O governador disse que foi feita uma apresentação dos passos dados desde o lançamento da pedra fundamental do projeto até agora.

"Hoje tivemos uma apresentação mais detalhada dos passos dados nos últimos dois meses desde o lançamento até o dia de hoje, a evolução dos fatos em relação ao planejamento para iniciar essas obras dessas indústrias ainda esse ano", citou Fonteles.

O presidente da Solatio disse que ficou marcado para o dia 6 de maio o lançamento de usinas solares em Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Já no dia 19 de outubro, iniciam as obras das indústrias que vão atuar no Piauí. Ele disse que a data foi estabelecida pelo ministro de Minas e Energias, Alexandre Silveira.

"Ontem estivemos com ministro de Minas e Energias e já confirmamos o lançamento conjunto onde irá começar a construção das primeiras usinas solares para atender a esse projeto. Em princípio, está marcado para 6 de maio, que coincide com o aniversário do nosso governador", disse.

Leia também: Piauí lança megaprojeto de hidrogênio verde e quer liderar produção do “combustível do futuro”

De acordo com informações divulgadas pelo presidente da Solatio, Pedro Vaquer, o projeto deve produzir, em capacidade total, até 11,4 GW de hidrogênio e amônia dividido em seis fases de 1,9 GW. A  primeira fase vai entrar em operação em janeiro de 2028 e a cada dois anos vai haver a evolução do empreendimento até chegar à fase total em janeiro de 2038.

Além disso, Vaquer garantiu que serão construídos 15 GW de energia solar no Piauí na região de Parnaíba em seis fases de 2,5 GW, com início de operação em janeiro de 2028 para alimentar a primeira fase. O resto da energia virá de usinas mato-grossenses e mineiras.

Com informações da CCom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais