Cidadeverde.com

Chuvas: moradores reclamam de falta de drenagem e acúmulo de lixo na zona Leste

Imprimir

Por Rebeca Lima e Francisco José (TV Cidade Verde) 

Moradores de bairros da zona Leste de Teresina reclamam da falta de drenagem e do descarte irregular de lixo, que prejudica o escoamento da água, principalmente durante o período chuvoso. Vídeos gravados pela população mostram que as ruas da região chegam a se transformar em rios com forte correnteza. (Veja na reportagem acima)

Dona Francisca Lúcia, que reside no bairro Cidade Jardim há 23 anos, acrescenta que, em muitas situações, a água também chegar a invadir as residências.

“O jeito é a gente aceitar, porque eu não tenho como ir para outro lugar; até para vender, é difícil, pois ninguém vai comprar uma casa dessa num lugar desse aqui”, desabafa.

Outro problema relatado é o descarte incorreto do lixo, que impede o correto escoamento da água e prejudica principalmente quem mora nos locais mais baixos. Dona Maria da Cruz destaca que, mesmo com a coleta de lixo semanalmente, as pessoas insistem em descartar grandes objetos em matagais.

“Essa semana tinha uma caixa no mato; o carro do lixo passa três vezes na semana, mas eles só jogam lixo aqui”, pontua. 

Na região do residencial Dom Avelar, moradores contam que a situação também é parecida.

Na zona Leste, existem mais de 70 galerias e bueiros que funcionam para a drenagem da água. A reportagem procurou a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas (Saad Leste) sobre a reclamação dos moradores, mas até o momento não obteve retorno. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais