Cidadeverde.com

Nouga Cardoso é exonerado da Semec; Reinaldo Ximenes assume interinamente

Imprimir

Foto: Cidadeverde.com

Nouga Cardoso deixa a Semec; Reinaldo Ximenes assume interinamente

Por Roberto Araujo

Foi publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (23) o decreto de exoneração de Nouga Cardoso da Secretaria Municipal de Educação de Teresina. A saída do gestor se dá 22 dias após apresentar o pedido de demissão ao prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) em uma carta. Reinaldo Ximenes, que estava como secretário interino desde o dia 5 de fevereiro, quando Nouga Cardoso entrou de férias, permanecerá no posto de forma interina. 

Na carta que entregou ao prefeito no dia 1º de fevereiro, Nouga pedia para ficar no posto até o dia 5. Após relutância do prefeito, que hesitava em dispensar o aliado, foi acordado que o então secretário entraria em licença por 15 dias. Durante este período, Reinaldo Ximenes da Silva permaneceu interinamente no cargo. No Diário Oficial desta sexta, também foi publicado decreto que designa Ximenes como gestor interino da pasta até outra deliberação.

Nouga deixa a gestão após 3 anos

Em 1º de fevereiro, no dia em que entregou o pedido de demissão ao prefeito, Nouga Cardoso disse ao Cidadeverde.com que saia com a sensação de dever cumprido. Ele disse que a decisão também foi tomada por uma questão familiar, pois tem dois filhos de 11 e 10 anos, e que volta a trabalhar na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), já que é professor de Química.

“O sentimento é de dever cumprido, senti que não consegui avançar para além do que foi feito”, disse Nouga Cardoso. 

No dia seguinte ao pedido de saída do gestor, o prefeito disse que tentou "segurar" o secretário no cargo. Sem citar nomes, ele também revelou um “fogo amigo” por parte de outros secretários que, segundo ele, o buscavam para fazer críticas à gestão feita na Semec, e chegaram a chamar a pasta de “ninho de cobra”.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

“Eu sei a qualificação do Nouga, eu segurei, mas disse, lá não é só o que circulam ao redor do Nouga, mas segurei pela qualidade do conhecimento focado com a criançada, com o conhecimento de qualidade, eu segurei. Então, uma atitude pessoal dele. Agora, se ele se manifestar, meu coração é do bem. Agora não, das outras vezes aconteceram e eu fui atrás. Ele entregou a carta de demissão, o que é que eu poderia fazer? Só aceitar”, disse Dr. Pessoa em 2 de fevereiro.

Novo secretário

Quem está respondendo interinamente pela Semec é o professor Reinaldo Ximenes da Silva. Ele, que é secretário-executivo da Semec, tem respondido pela pasta desde o dia 5 de fevereiro, quando Nouga Cardoso entrou de férias. Agora, ele permanece no posto até outra definição do prefeito Dr. Pessoa.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: