Cidadeverde.com

Dom Expedito Lopes e Gilbués terão eleições suplementares neste domingo (3)

Imprimir

Foto: Nelson Jr./Ascom/TSE

Por Breno Moreno

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) realiza, neste domingo (3), novas eleições em dois municípios. Em Dom Expedito Lopes, os eleitores voltam as urnas para escolha do novo prefeito e vice, enquanto em Gilbués, o pleito definirá os nove vereadores. 

A nova eleição para prefeito e vice em Dom Expedito Lopes foi marcada pelo TRE-PI após a cassação dos mandatos do prefeito Valmir Araújo (Republicanos) e da vice, Evanil Lopes (Republicanos) por captação ilícita de sufrágio (compra de votos) na disputa municipal de 2020.

As três chapas que pleiteiam os cargos de prefeito e vice em Dom Expedito Lopes não participaram da última eleição municipal. Os candidatos são Joaquim Neto e Lopes, pelo PT, Agenor Lima e Kyldary Gonçalves, pelo MDB, e Jonas Carvalho e Everaldo Gonçalves, pelo Republicanos. 

Já em Gilbués, a eleição será para escolha dos nove vereadores do municipios. Isso porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou cinco parlamentares eleitos pelo Progressistas (PP) e anular os votos do partido no último pleito por fraude à cota de gênero, afetando todo o pleito.

Ao todo, 20 nomes irão disputar uma das nove vagas na Câmara Municipal de Gilbués. Entre eles alguns dos candidatos do PP que tiveram os mandatos cassados, inclusive a candidata apontada como laranja no último pleito, mas que agora tentará ser eleita pelo MDB.  

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais