Cidadeverde.com

Comitê intensifica monitoramento das áreas de risco para alagamentos em Teresina

Imprimir

Por Breno Moreno

O aumento do nível dos rios Poti e Parnaíba, em Teresina, tem preocupado as autoridades municipais. Nesta terça-feira (27), o Comitê Emergencial de Enfrentamento aos Desastres Naturais realizou uma reunião para avaliar e reforçar as ações para enfrentamento a eventuais enchentes na capital. 

Por conta da intensificação das chuvas, a principal preocupação é com a possibilidade da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) aumentar a vazão da barragem de Boa Esperança, em Guadalupe, o que aumentaria ainda mais o nível do Rio Parnaíba.

“O Rio Parnaíba ainda não conseguiu represar o Rio Poti, porque o volume do Rio Poti está sendo maior no momento. A preocupação agora é se soltarem água para o Rio Parnaíba, que só esta recendo água dos afluentes. Se a barragem chegar a soltar agua, aí complica, porque os dois rios vão vir com força e muitas famílias ainda resistem em morar naquela região ribeirinha”, alertou Marcos Rolf, gerente de operações da Defesa Civil.

A reunião contou com representantes de diversos órgãos municipais, que reforçaram a necessidade de monitoramento dos 56 pontos mapeados como áreas de risco para inundações. “Todas as secretarias estão unidas, cada um assumindo seu papel, para resolver qualquer emergência através do Comitê o mais rápido possível, que é assim que a população precisa”, pontuou o gerente. 

Até o momento, três famílias precisaram ser retiradas de residências localizadas no Parque Bumerangue, na região da Taboca do Pau Ferrado, na zona rural de Teresina, por conta da ameaça de alagamento. Elas foram cadastradas no Programa Cidade Solidária, que disponibiliza um auxílio aluguel de R$ 300 para que elas não retornem aos local de risco. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais