Cidadeverde.com

Defesa Civil monitora aumento no nível de água em reservatórios de Picos

Imprimir

Foto: Reprodução

Por Paula Monize

Após as fortes chuvas que atingiram a cidade de Picos, a Secretaria Municipal de Defesa Civil monitora aumento no nível de água nos reservatórios. A situação é verificada no Riacho dos Macacos, Rio Guaribas, açude do Morro da Macambira e barragem de Lagoa dos Félix.

Na tarde desta segunda-feira (04) vídeos compartilhados nas redes sociais virtuais mostram carros sendo arrastados pela força da água. Os casos ocorreram em ruas do bairro Canto da Várzea, localizadas próximo ao Riacho dos Macacos. Em outros pontos, como na passagem molhada que interliga os bairros Ipueiras e Junco, a água subiu até a margem da via e ameaça atingir residências próximas ao local.

Em vídeo de carros sendo arrastados, água chegou a quase 1 metro de altura

O secretário de Defesa Civil de Picos, João Araújo, explicou que o volume de água recebido nos reservatórios é grande. Em razão do risco de vasão, a pasta está com equipes e veículo a disposição para prestar suporte a população.

"Com as fortes chuvas que caíram na cidade, os reservatórios estão aumentando muito o nível de água. Ontem, o Riacho dos Macacos, encheu trazendo problemas para os moradores do Canto da Várzea e Emaús. Em razão disso, montamos uma equipe da Defesa Civil e estamos com veículo a disposição para poder atuar em ocorrências de alagamentos. Temos disponibilizado nosso contato para as pessoas, caso necessitem podem nos acionar a qualquer hora", disse o secretário. 

Nível de água segue aumentando

Segundo informações da Secretaria de Defesa Civil, o nível de água aumentou em 3 metros no Riacho dos Macacos. A "cheia" ocorreu nesta segunda-feira (04) e as águas atingiram a Avenida Severo Eulálio, bairros Canto da Várzea  e Emaús. Nesta terça-feira (05) o nível de água baixou, mesmo assim os moradores da área tem sido orientados a permanecerem em alerta.

A situação também é crítica na barragem de Lagoa dos Félix, zona rural de Picos. De acordo com a pasta, moradores informaram que o reservatório está ameaçando sangrar. Caso, a barragem chegue ao limite máximo da capacidade as águas também são escoadas para o Riacho dos Macacos, agravando ainda mais o cenário de cheia no referido reservatório.

Vale ressaltar que o aumento do volume de água também é percebido no açude do Morro da Macambira e no Rio Guaribas. Este último, por exemplo, o aumento de água já chega a 3 metros de altura em alguns pontos do rio.

"A nossa preocupação também é com o Rio Guaribas que está recebendo muita água das bacias ao entorno. Por exemplo, onde choveu a noite, a partir de 10 horas o rio começa a receber todo esse volume de água. Em alguns pontos, a profundidade já chega a 3 metros e continua subindo. Estamos monitorando porque o Rio Guaribas perpassa vários bairros da cidade", frisou.

Aumento reservatórios de água em Picos

Em caso de ocorrências provocadas pela chuva, a população pode acionar a Defesa Civil através do contato (89) 99456-5520.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais