Cidadeverde.com

Procon realiza ação itinerante em São João da Varjota, Santa Rosa e Cajazeiras

Imprimir

Foto: MPPI

Os municípios de São João da Varjota, Santa Rosa do Piauí e Cajazeiras do Piauí receberam ações do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, por meio do PROCON Móvel e da Ouvidoria Itinerante do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), de 26 de fevereiro a 1º de março. O objetivo das ações itinerantes é expandir o acesso dos cidadãos aos serviços prestados pelo MPPI.

São João da Varjota foi o primeiro município a receber as ações. Durante a atuação do MPPI, foram realizadas duas palestras, sobre Fraude nos Empréstimos, para pessoas idosas, e sobre Canal de Resolução de Conflitos, realizada no CETI Dom Edilberto Dinkelborg para cerca de 40 estudantes do ensino médio.

Cajazeiras também foi contemplada com palestra sobre Fraude nos Empréstimos, para pessoas idosas, e Canal de Resolução de Conflitos, para cerca de 50 alunos do CETI Francival Rodrigues do Nascimento, e também uma palestra sobre o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Além das exposições, os cidadãos dos municípios puderam registrar reclamações. No total, esta edição registrou 56 queixas, com maiores ocorrências sobre negociação de débitos em relação a bancos, incluindo empréstimo rural, seguido por negociações de lojas e cartão de crédito.

“Na primeira jornada do PROCON Itinerante, percebemos a dificuldade que os consumidores das cidades contempladas tiveram em negociar seus compromissos financeiros. Alguns relataram que deixaram de cumprir esses compromissos, por não conseguirem contato com a financeira e, devido a fraudes, apresentaram resistência em acreditar nas propostas que vinham recebendo”, explicou a servidora Sheyla Albuquerque, responsável pelo Procon Itinerante.

A Ouvidoria do MPPI também esteve presente nos três municípios, junto ao PROCON Itinerante, realizando atendimentos ao público e expandido o acesso dos cidadãos aos serviços prestados pelo Ministério Público.

Foto: MPPI

Durante a ação, foram realizados registros de reclamações, pedidos de informações, esclarecimentos de dúvidas sobre o funcionamento o Ministério Público e encaminhamentos para órgãos como Procon Itinerante do MPPI, Procon Municipal de Oeiras, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) municipal de Santa Rosa do Piauí, sede das Promotorias de Justiça de Oeiras, entre outros.

Ao todo, foram realizados 39 atendimentos/informações, via sistema da Ouvidoria, sendo 16 no município de Santa Rosa do Piauí, 15 em Cajazeiras do Piauí e oito em São João da Varjota.

Fonte: MPPI

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais