Cidadeverde.com

Delegacia especializada localizou quase 90% das pessoas desaparecidas em 2023

Imprimir

Fotos: Arquivo Cidadeverde.com

Por Caroline Oliveira

Dos 296 registros de pessoas desaparecidas em 2023 feitos na Delegacia de Desaparecidos do Piauí (Desapi), 263 foram encontrados. O dado representa 88,85% de localizados. 

A maior do perfil dos registros de desaparecidos em Teresina é de adultos jovens viciados em drogas ilícitas, idosos com alzheimer e adultos em geral com vícios em bebidas alcoólicas ou com transtornos mentais. Além de jovens com problemas familiares.

De acordo com o coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Francisco Baretta, os que não foram localizados são de pessoas de outros municípios e até estados como São Paulo e Minas Gerais, por exemplo. 

“Nestes casos, os familiares estão em Teresina e fazem o registro, mas nós encaminhados para a origem para que sejam tomadas as devidas providências”, afirmou. 

Baretta destaca que a delegacia é bem estruturada, tendo como titular o delegado Jorge Terceiro, além de equipe de investigadores com as técnicas adequadas para cada perfil de desaparecidos e escrivães.  

“Para cada tipo de pessoa desaparecida tem um protocolo, se é criança, jovem, adulto ou idoso. É importante frisar que não precisa mais esperar 24 horas para registrar o desaparecimento. Se procurou nos locais que ele poderia estar, com amigos, em hospitais, já podem se dirigir até a delegacia, com uma fotografia recente e informações sobre características únicas da pessoa como cicatrizes, tatuagem ou algo no corpo, cabelo ou pele que possa identificar”, destacou o coordenador do DHPP. 

Conclusão das investigações

Baretta disse ainda que a determinação é que a delegacia conclua todos os casos em que são registrados desaparecidos e que foram encontrados mortos, como foi o caso dos jovens Luian Ribeiro de Oliveira (16 anos) e Anael Natan Colins (17 anos) que depois da investigação da Desapi descobriu que eles tinham sido assassinados. 

“Se a delegacia de desaparecimento está investigando, ela vai concluir a investigação para que não haja prejuízo, já que eles têm todas as informações necessárias para a conclusão do inquérito, todo o conhecimento do caso”, argumentou o delegado. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais