Cidadeverde.com

Veja quem será homenageada com a Medalha Francisca Trindade pela Prefeitura de Teresina

Imprimir

Prefeitura Municipal de Teresina instituiu a Medalha Mérito Francisca Trindade que será concedida nesta sexta-feira, 8 de Março, data que se comemora o Dia da Mulher. Esta condecoração será concedida anualmente a indivíduos, grupos e organizações que se destacam em ações e iniciativas em prol da justiça social e da igualdade de gênero, seguindo os passos da notável ativista Francisca Trindade.A solenidade acontecerá no próximo dia 8 de março, às 19h, na Casa da Mulher Brasileira, que será inaugurada nesta sexta.

É uma homenagem singular, dedicada a destacar e valorizar as contribuições significativas de indivíduos e instituições nas políticas públicas focadas no empoderamento das mulheres e no incentivo à sua ativa participação na esfera política.

Veja a lista das mulheres que irão receber a medalha:

 

Rosângela Lula da Silva - Janja - participará de forma virtual 

Patrícia Ferreira Monte Feitosa 

Cláudia Pessoa Marques da Rocha Seabra 

Mecia Maria Lima Brandão Moreira 

Rejane Ribeiro Sousa Dias

Célia Silva Gomes 

Savina Amália Marinho Magalhães 

Solange Gonçalves Reis Ribeiro Martins

 

 

Foto: Arquivo Pessoal

Quem foi Francisca Trindade

Francisca Trindade, uma mulher que dedicou sua vida à luta contra a discriminação racial e pela inclusão social, se tornou um ícone de resistência e uma inspiração para várias gerações. Nascida em Teresina, Trindade foi uma líder comunitária, ativista política e defensora incansável dos direitos das mulheres, especialmente das mulheres negras. A sua trajetória é um exemplo de dedicação à justiça social e à igualdade, que agora é reconhecida e eternizada através desta honraria.

O Prefeito de Teresina, José Pessoa Leal, expressou que a criação da Medalha Mérito Francisca Trindade é um passo fundamental para reconhecer oficialmente aqueles que trabalham incansavelmente para tornar a sociedade mais justa e equitativa.

"Esta medalha não é apenas um símbolo de reconhecimento, mas também uma lembrança constante do impacto que uma pessoa pode ter na luta por um mundo melhor", afirmou o prefeito durante o anúncio oficial.

A medalha será entregue em uma cerimônia solene no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, na Casa da Mulher Brasileira, às 19h, simbolizando a luta contínua pela igualdade de gênero e empoderamento das mulheres, causas pelas quais Francisca Trindade tanto lutou. Cada homenageado receberá uma insígnia especialmente desenhada, representando o rosto de Trindade, acompanhada de um diploma que reconhece sua contribuição para a sociedade.

A instituição da Medalha Mérito Francisca Trindade não apenas honra uma das mais influentes ativistas do Piauí, mas também serve como uma fonte de inspiração para que todos continuem a luta pela igualdade e justiça social. A escolha dos homenageados foi realizada por um conselho especial, destacando o compromisso da cidade em promover a igualdade e reconhecer aqueles que dedicam suas vidas a este propósito.

Teresina dá um exemplo de como a memória e o legado de grandes figuras da luta social podem inspirar ações concretas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais