Cidadeverde.com

Casa da Mulher Brasileira será inaugurada nesta sexta-feira (8); veja serviços disponibilizados

Imprimir

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Por Roberto Araujo

Está marcada para ocorrer na tarde desta sexta-feira (8) a inauguração da Casa da Mulher Brasileira. A inauguração acontecerá a partir das 17h, na data que marca o Dia Internacional da Mulher. 

A obra foi feita com recursos federais, na ordem de R$ 5,4 milhões, e conta com aporte da Prefeitura de Teresina e do Governo do Estado do Piauí. A inauguração terá a participação remota da ministra Cida Gonçalves (A reportagem citou, erroneamente, que a ministra participaria presencialmente do evento. A correção foi feita às 17h34). A primeira dama, Janja da Silva, também participará de forma remota.

Serão oferecidos os seguintes serviços: Delegacia Especializada, Juizado e Vara Especializada, Atendimento Psicossocial, Brinquedoteca, Promotoria Especializada, Defensoria Especializada, Central de Transportes, Alojamento de Passagem e Emprego e Renda. 

A equipe multidisciplinar fornecerá atendimento psicossocial 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados e suporte aos demais serviços, ajudando as mulheres a romperem o ciclo da violência sofrida.

A promoção da autonomia econômica será uma estratégia para as mulheres que buscam sair da situação de violência, por meio de educação financeira, qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. 

O alojamento de passagem, um espaço temporário de abrigo com duração de até 48 horas, destina-se a mulheres em situação de violência, proporcionando um local seguro.

Reunião de alinhamento
Nesta quarta (6), a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, Denise Motta Dau do Ministério das Mulheres participou de um diálogo com representantes dos órgãos responsáveis pela integração dos serviços que irão compor a Casa da Mulher Brasileira na capital. O encontro teve como objetivo definir o Comitê Gestor da unidade, além de debater estratégias para o funcionamento efetivo do novo equipamento, que deverá prestar atendimento humanizado e integrado às mulheres em situação de violência. A ação do colegiado é intersetorial e atuará na esfera municipal, estadual e federal.  

Como destacado pela secretária Denise Dau, "ainda há o prazo para a indicação desses entes, para definir quais profissionais de cada órgão farão o atendimento na casa; prazo para assinatura do termo de cooperação; e para a cotação dos preços para o termo de conveniamento”. A secretária nacional do MMulheres também enfatizou a importância do serviço, que “garante um atendimento multiprofissional e humanizado para as mulheres em situação de violência”.

O diálogo contou com a presença da secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa, a secretária municipal da Mulher de Teresina, Karla Berger, além de representantes da Defensoria Pública, Ministério Público, Procuradoria-geral do Estado e do Município, do Tribunal de Justiça, da Secretaria de Segurança Pública e os responsáveis pelos serviços psicossociais municipais. 

Com informações do Ministério das Mulheres e do Governo do Piauí

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: